JUSTIÇA

TJ-TO usa firewall da SonicWall

Projeto envolve 3 mil usuários em 47 unidades e foi entregue pela CRP Tecnologia.

25 de novembro de 2021 - 10:55
Sede do TJ-TO em Palmas. Foto: Divulgação.

Sede do TJ-TO em Palmas. Foto: Divulgação.

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) adotou a solução Next Generation Firewall, da SonicWall, com a CRP Tecnologia, integradora da marca no estado, para proteger o tráfego de dados gerado por 3 mil usuários internos e 11 mil advogados.

O foco do projeto foi modernizar sua infraestrutura para atender a demanda por alta disponibilidade da rede distribuída entre fóruns e comarcas, tendo a segurança de dados como ponto central.

Para dar conta desse ecossistema, a solução da SonicWall foi instalada na sede do TJ-TO, corregedoria-geral, anexos, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e nos fóruns das comarcas, totalizando a proteção das 47 unidades da rede.

Um dos principais desafios do tribunal era a agilidade na migração dos equipamentos antigos para os novos, pois a janela de manutenção não poderia atrapalhar a entrada de processos ou paralisar o ecossistema de justiça do estado.

O time de ICT Security do TJ-TO teve de preparar uma parada com 15 dias de antecedência e, na virada da chave, o processo durou menos de 30 minutos.

“Esse sucesso foi possível com o planejamento cuidadoso das etapas anteriores, a dedicação da equipe interna e do time do nosso parceiro de cibersegurança, a CRP Tecnologia”, afirma Ernandes Rodrigues da Silva, diretor de Tecnologia da Informação do TJTO.

O tráfego de dados e imagens do ambiente do TJTO é intenso: neste ano, por exemplo, já foram realizadas mais de 38 mil videoconferências e, desse total, mais de 600 audiências de custódia. 

O TJ-TO conta, também, com o “Balcão Virtual”, que atendeu até setembro mais 8.870 solicitações via chat. 

O ambiente é apoiado pela solução SonicWall NSa 6650 em alta disponibilidade, instalada no datacenter principal, juntamente com o serviço Advanced Gateway Security Suite Bundle para prevenção de ameaças avançadas e o Sandbox (SonicWall Capture ATP) em nuvem. 

O datacenter secundário, para contingência e recuperação de desastres, que fica a dez quilômetros da sede do TJTO, conta com o SonicWALL NSa 3650.

As comarcas, por sua vez, receberam o SonicWall TZ 400 interligados por VPNs, infraestrutura que foi fundamental para apoiar o teletrabalho durante a pandemia.