
Renan Baret
O campo-grandense de 19 anos Renan Baret achou um jeito de ganhar dinheiro com a sua paixão.
Quer dizer: achou não, foi achado.
O estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Web que mora em Campo Grande (MS), foi contratado há um mês pela agência Dynamo Publicidade Online, de Porto Alegre, como consultor, por apaixonar-se pela coisa certa: links patrocinados.
Baret é o campeão 2010 do desafio “Eu sei tudo sobre o AdWords!”, o Fórum de Ajuda do Google Brasil.
A plataforma, criada em 2000, contribuiu para o rendimento de US$ 28 bilhões em 2010 (alta de 27% sobre o ano passado) em anúncios da empresa de informática, e é um meio crescente utilizado por empresários para divulgar seus negócios.
Na prática, o carro-chefe dos anúncios do Google permite a criação de anúncios pela escolha de palavras-chave relacionadas ao ramo de atuação da empresa.
De forma simples, é como se o dono de uma loja de roupas femininas comprasse a palavra “Boutique” e pagasse para que um link do seu site aparecesse na área lateral, perto das buscas, cada vez que alguém pesquisasse por essa expressão.
“Muita gente tem nos procurado, e o próprio Google está divulgando mais a ferramenta no Brasil, por TV e mídia impressa. Isso ajuda todo mundo”, explica Pedro Superti, CEO da Dynamo.
Segundo Superti, o “namoro” com Baret já durava um ano. O garoto chamou a atenção da Dynamo por ser um dos usuários que mais respondia dúvidas no fórum de ajuda do Google AdWords Brasil.
A participação no concurso foi o empurrãozinho final.
“Quando vimos que ele respondeu todas as perguntas, inclusive aquelas que abordavam mudanças recentes na ferramenta, vimos que valeria a pena tê-lo conosco”, completa Superti.
Hoje, Baret colabora com vídeos para o curso de AdWords da Dynamo, uma solução comercializada aos interessados nos serviços, mas que não podem pagar pela consultoria – cerca de 60 clientes, desde o lançamento do curso no segundo semestre do ano passado, diz o executivo.
Por ora, a consultoria é feita remotamente, nas horas livres de Baret, que trabalha no e-commerce de calçados Anita Online, onde deu seus primeiros passos no AdWords.
“Quando comecei as campanhas (no ano passado) o site tinha um grande público feminino e não queríamos que ficasse rotulado como site de mulher. Então fiz ações para que igualasse os gêneros. Hoje, a diferença percentual é pequena, apesar de elas ainda dominarem”, explica Baret.
Para sagrar-se campeão do “Eu sei tudo sobre o Adwords!”, Baret teve que responder 22 perguntas sobre temas variados.
Sem agência nenhuma por trás no concurso, Baret venceu um fundador de uma especializada e certificado pelo Google, além de um formado em marketing pela USP.
“O legal da consultoria é a possibilidade explorar esse interesse dele. Em Campo Grande, o mercado não é tão promissor nessa área quanto é aqui, por exemplo”, explica Superti.
Em 2010, a Dynamo experimentou um crescimento de 40%, sobre o ano anterior, e projeta avançar 90% em 2011, no embalo do crescente interesse pela ferramenta e no próprio avanço do mercado. Sediada em Porto Alegre, a empresa conta com 24 colaboradores (18 dedicados aos links patrocinados).
Fundada em 2006, a empresa conta com 38 clientes, entre eles Polícia Federal, Caixa Econômica Federal (CEF), Wizard, Senac e Universal.