
Cerca de 30% dos celulares no Brasil apresentam arranhões ou rachaduras em suas telas. Foto: Pexels
Você anda por aí com um celular com a tela arranhada ou quebrada? Não se sinta tão mal: um em cada três brasileiros está na mesma situação.
É o que aponta a pesquisa “O brasileiro e seu smartphone”, realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, que entrevistou 2.104 brasileiros e analisou as condições atuais dos smartphones dos entrevistados.
De acordo com o levantamento, 30% dos celulares no Brasil apresentam arranhões ou rachaduras em suas telas, com incidência maior entre jovens (35%) e consumidores das classes C, D e E (31%).
Segundo a pesquisa, os smartphones mais protegidos são os iPhones: somente 22% estão com arranhões ou rachaduras. Já os celulares Android apresentam 32%.
Os índices chamam a atenção, porque não é que o pessoal seja desprevenido: 92% dos brasileiros usam uma capa de proteção em seus smartphones, com proporção maior entre mulheres (94%) do que entre homens (90%).
Em relação à faixa etária, jovens de 16 a 29 anos são os que menos usam a capa protetora, com uma proporção de 90%. O número aumenta na faixa de 30 a 49 anos, com 93%, e no grupo com 50 anos ou mais, para 94%.
Outra forma de proteção analisada pela pesquisa foi a película especial. Cerca de 85% dos brasileiros usam a proteção, com equivalência novamente maior entre mulheres (87%) do que entre homens (83%).
Os dados indicam que os jovens são os que menos usam a película, com uma proporção de 81%. Já nos grupos de 30 a 49 anos e com 50 anos ou mais, a parcela fica em 87% em ambos.