IoT

Univar adota solução da Sigmais

Dispositivo consegue monitorar variáveis no armazenamento de ingredientes químicos.

16 de novembro de 2022 - 08:56
O dispositivo também ajuda na redução das coletas manuais de testes. Foto: Pexels

O dispositivo também ajuda na redução das coletas manuais de testes. Foto: Pexels

A Univar Solutions, fornecedora mundial da área química, adotou o dispositivo Sigmeter da Sigmais, uma startup capixaba especializada em tecnologia de Internet das Coisas (IoT), para fazer a detecção de variáveis na produção de insumos químicos.

A solução, que mede as variáveis de temperatura e umidade no armazenamento de ingredientes químicos e as transmite para um sistema em tempo real, foi instalada na infraestrutura da fábrica, sem necessidade de passar por alterações.

Além disso, o Sigmeter também emite alertas caso a temperatura sofra alterações fora do padrão estabelecido, facilitando na gestão, controle e qualidade do produto.

Com a ferramenta, a Univar conseguiu fazer o monitoramento de forma automatizada e em tempo real, sem precisar que um funcionário realizasse o trabalho. 

O dispositivo também ajuda na redução das coletas manuais de testes de aferição rotineiros, que podem ocasionar em falhas humanas, falta de agilidade e que podem colocar em risco o analista ou auditor interno durante a rotina produtiva. 

"Antes eu precisava fazer todo o processo de monitoramento da temperatura dos meus insumos manualmente, mas agora, com a Sigmais, tudo é feito de forma remota e em tempo real, através de alertas, na hora", diz  Filipe Batista, inspetor de qualidade da Univar Solutions.

Fundada em 1924 e com sede em Illinois, nos Estados Unidos, a Univar Solutions é uma distribuidora global de produtos químicos e ingredientes e fornecedora de serviços para indústrias. 

Com mais de 8,4 mil funcionários listados em seu LinkedIn, a companhia atua em diversos segmentos, como o mercado da agricultura, beleza e cuidado pessoal, nutracêuticos, limpeza industrial e cuidados domésticos, ingredientes farmacêuticos, entre outros. 

Fundada em 2017 em Vitória, a Sigmais nasceu com foco no desenvolvimento de dispositivos de comunicação de redes sem fio e com baixo consumo de energia. 

A empresa mantém um laboratório próprio de pesquisa e desenvolvimento no Espírito Santo e trabalha com tecnologia da Sigfox, multinacional francesa especializada em redes de comunicação máquina a máquina, NB-IoT da TIM e LoRa, um padrão aberto de mercado para redes de IoT.

O mercado é quente. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, os investimentos em IoT devem ultrapassar a casa dos US$ 21 bilhões em todo o planeta até o final de 2022.