RECIFE

Ventiur executa Inova Pernambuco

Programa da Facepe busca 10 startups em estágio inicial.

16 de agosto de 2023 - 09:18
Centro histórico de Recife. Foto: Depositphotos.

Centro histórico de Recife. Foto: Depositphotos.

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) contratou a aceleradora gaúcha Ventiur para ser a executora do Inova Pernambuco, um edital voltado para startups pernambucanas.

O programa acontece a partir de setembro e vai até março de 2024 (veja mais abaixo).

A meta é que ao final do processo as startups inseridas no programa tenham clareza da proposta de valor e modelo de negócios, MVP e pitch deck estruturados, primeiros contatos com clientes potenciais e, preferencialmente, suas primeiras vendas. 

“A proposta do Inova Pernambuco é identificar e apoiar os negócios promissores no estado, com objetivo de fomentar o ecossistema local em colaboração com nossos parceiros locais", reforça Juliana Chagas, Comunity Manager da Ventiur no Recife.

Chagas, uma ex-analista de inovação do Porto Digital, foi contratada em abril, junto com Stephanie Moura, que atuava na área de inovação da prefeitura de Recife.

A operação da Ventiur em Recife fica no Porto Digital, o endereço mais conhecido quando o tema é inovação em Pernambuco.

A Ventiur tem expandido sua atuação nacionalmente nos últimos anos, geralmente trabalhando em conjunto com atores estabelecidos em cada região, como é o caso do Facepe.

Em São Paulo, a aceleradora foi selecionada pelo Sebrae-SP para capacitar 1 mil startups sobre captação de investimentos. 

No norte do país, a Ventiur foi selecionada pelo Sebrae-AM para operar o Inova Amazônia, um programa voltado para aceleração de 50 empresas com produtos e tecnologias relacionadas com a região.

Em Toledo, no interior do Paraná, a Ventiur é a operadora de um veículo de investimento em startups com um capital total de R$ 5 milhões do Biopark, um parque tecnológico criado por Luiz Donaduzzi, fundador na Prati-Donaduzzi Medicamentos Genéricos, uma das maiores do segmento no país.

Fundada em 2013 em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, a Ventiur tem 350 investidores inscritos, que já fizeram aportes de R$ 30 milhões em 90 startups. 

A Ventiur já fez oito “exits”, como é conhecida no jargão a venda de uma participação em uma startup investida. 

Dentre eles, estão a Devorando, vendida para o iFood em 2016, a Meerkat, vendida para a Acesso Digital em 2020, e a Suiteshare, vendida para a VTEX em 2021.

COMO PARTICIPAR DO INOVA PERNAMBUCO

Para participar da seleção, é preciso se inscrever até o dia 21 de agosto. O edital com mais informações e o link de inscrições estão neste site

As escolhidas serão anunciadas no dia 30 de agosto, e o processo de aceleração acontece de 4 de setembro de 2023 a 22 de março de 2024. As inscrições, assim como toda aceleração, são gratuitas para as startups. 

Para participar, é preciso que as startups estejam sediadas em Pernambuco ou, após o segundo mês do programa, abram um CNPJ no Estado.