SUSTENTABILIDADE

Vivo compra 200 carros elétricos

Veículos da Renault representam 4% da frota operacional da companhia.

07 de dezembro de 2023 - 08:10
Os veículos são 100% elétricos e podem ser carregados em tomadas domésticas. Foto: Divulgação

Os veículos são 100% elétricos e podem ser carregados em tomadas domésticas. Foto: Divulgação

A Vivo, uma das principais empresas de telecomunicações do país, adquiriu 200 carros elétricos, que representam cerca de 4% do total de 5 mil automóveis da sua frota operacional.

O modelo de carro escolhido foi o Kangoo E-Tech, da Renault. O veículo é 100% elétrico, pode ser carregado em tomadas domésticas, possui autonomia de até 300km e necessidade de uma recarga semanal, em média. 

No Brasil, o Kangoo conta com apenas 600 unidades comercializadas, ou seja, a Vivo detém aproximadamente 33% desse total.

A nova frota da operadora será usada em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e no Distrito Federal.

“Iniciamos nos grandes centros para assegurar que o abastecimento da frota seja proveniente de energia renovável. A iniciativa pode evoluir à medida em que as opções de recarga avancem”, detalha Caio Guimarães, diretor de patrimônio, logística e compras da Vivo.

Em 2019, a empresa havia incorporado os três primeiros veículos elétricos da sua frota em São Paulo. Segundo a Vivo, os pontos de recarga eram um desafio maior naquele momento.

Agora, com o avanço do mercado e a maior disponibilidade de veículos e estações de abastecimento, a operadora vê o momento como promissor, com menor custo operacional e de manutenção. 

Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional.

Com faturamento de R$ 44 bilhões, a empresa tem 98 milhões de acessos na rede móvel e é líder em telecomunicações no país. A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G e 2,9 mil municípios com 4,5G.