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O WordPress, a plataforma de criação de sites mais popular do mundo, vai voltar a ter um grande encontro nacional no Brasil, nos dias 28 e 29 de novembro de 2025, no campus da UERJ no Rio de Janeiro.
O WordCamp Brasil 2025 é um marco, já que o último evento nacional focado em WordPress foi realizado no país ainda em 2009.
Desde então, só aconteceram conferências regionais em cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
O Brasil será também o segundo país a ter um evento próprio (um “flagship”, como o pessoal diz) atrás apenas dos Estados Unidos. Normalmente, os eventos da WordPress são focados em regiões, como Europa, ou Ásia.
Parte da série global WordCamp, apoiada pela WordPress Foundation, o evento é organizado por voluntários, sem fins lucrativos.
“O WordCamp é mais do que uma conferência — é um espaço onde ideias se conectam e a comunidade cresce junta. É um evento feito de pessoas para pessoas”, afirma Sandra Peres, integrante da equipe de comunicação do WordCamp Brasil 2025.
A estimativa é que 40% dos sites na Internet sejam construídos em cima de Wordpress, o que torna a tecnologia um dos pilares da web.
As conversas no corredor da WordCamp Brasil 2025 prometem ser animadas, porque o universo Wordpress está no meio de uma grande confusão.
Em 2024, Matt Mullenweg, cofundador do WordPress e CEO da Automattic, acusou a concorrente WP Engine de “aproveitar-se da comunidade WordPress” ao obter benefícios (uso da marca, infraestrutura) sem contribuir na mesma proporção.
O WP Engine respondeu com uma ação judicial contra a Automattic e Mullenweg, acusando‑os de abuso de poder, extorsão, uso indevido da marca e interferência nos negócios.
Como resultado, a Automattic anunciou que vai reduzir drasticamente suas contribuições semanais ao projeto WordPress.org e atribuiu essa decisão ao desgaste legal e à “parte da comunidade” que estaria bloqueando seu trabalho.
