PÁGINAS

WordPress tem mega evento no Brasil

WordCamp Brasil 2025 acontece no Rio de Janeiro no final de novembro.

31 de outubro de 2025 - 06:16
Sem Wordpress a Internet pára. Foto: Depositphotos.

Sem Wordpress a Internet pára. Foto: Depositphotos.

O WordPress, a plataforma de criação de sites mais popular do mundo, vai voltar a ter um grande encontro nacional no Brasil, nos dias 28 e 29 de novembro de 2025, no campus da UERJ no Rio de Janeiro.

O WordCamp Brasil 2025 é um marco, já que o último evento nacional focado em WordPress foi realizado no país ainda em 2009.

Desde então, só aconteceram conferências regionais em cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O Brasil será também o segundo país a ter um evento próprio (um “flagship”, como o pessoal diz) atrás apenas dos Estados Unidos. Normalmente, os eventos da WordPress são focados em regiões, como Europa, ou Ásia. 

Parte da série global WordCamp, apoiada pela WordPress Foundation, o evento é organizado por voluntários, sem fins lucrativos. 

“O WordCamp é mais do que uma conferência — é um espaço onde ideias se conectam e a comunidade cresce junta. É um evento feito de pessoas para pessoas”, afirma Sandra Peres, integrante da equipe de comunicação do WordCamp Brasil 2025.

A estimativa é que 40% dos sites na Internet sejam construídos em cima de Wordpress, o que torna a tecnologia um dos pilares da web. 

As conversas no corredor da WordCamp Brasil 2025 prometem ser animadas, porque o universo Wordpress está no meio de uma grande confusão. 

Em 2024, Matt Mullenweg, cofundador do WordPress e CEO da Automattic, acusou a concorrente WP Engine de “aproveitar-se da comunidade WordPress” ao obter benefícios (uso da marca, infraestrutura) sem contribuir na mesma proporção. 

O WP Engine respondeu com uma ação judicial contra a Automattic e Mullenweg, acusando‑os de abuso de poder, extorsão, uso indevido da marca e interferência nos negócios. 

Como resultado, a Automattic anunciou que vai reduzir drasticamente suas contribuições semanais ao projeto WordPress.org e atribuiu essa decisão ao desgaste legal e à “parte da comunidade” que estaria bloqueando seu trabalho.