GENAI

OLX gera anúncios com Gemini

Projeto surgiu em hackathon e já totaliza cerca de 5,5 milhões de publicações criadas com a solução.

30 de outubro de 2025 - 14:02
Marcelo Wendling, CTO do Grupo OLX (Foto: LinkedIn)

Marcelo Wendling, CTO do Grupo OLX (Foto: LinkedIn)

O OLX, um dos maiores e-commerces do Brasil, adotou o Gemini, solução de inteligência artificial generativa da Google, para gerar anúncios a partir das fotos dos produtos postadas pelos vendedores no site.

Na prática, a ferramenta realiza o preenchimento automático das campanhas e foi selecionada entre as finalistas de um hackathon concluído em 2024. 

A ideia surgiu a partir de um grupo de seis engenheiros de software, que avaliou como usar a tecnologia já existente para incrementar a inserção de anúncios na plataforma.

“A iniciativa mostrou uma oportunidade real de desenvolver um novo recurso que usa a tecnologia de forma a solucionar uma dor tanto de quem deseja anunciar na plataforma e não quer gastar muito tempo nesse processo, quanto de quem busca um produto e quer encontrar ofertas mais detalhadas, facilitando sua tomada de decisão. Diante disso, envolvemos equipes de engenharia, produto e design, além do apoio significativo da parceria externa com o Google para alcançar o resultado de forma rápida”, explica Marcelo Wendling, CTO do Grupo OLX.

A funcionalidade permite que, a partir de uma foto do item, os campos “categoria”, “atributos do produto” e “descrição do anúncio” sejam completados via IA, considerando informações públicas do item. 

Além disso, a solução ainda sugere textos estruturados de maneira a aumentar a atratividade do anúncio. 

Desde sua implementação, a ferramenta já conquistou uma média de 250 mil usuários que a usam diariamente, totalizando cerca de 5,5 milhões de publicações com o Gemini.

Com ela, o tempo que os anunciantes dedicam para inserir suas ofertas no portal pode ser até três vezes menor do que o preenchimento manual.

O projeto trouxe aumento médio de 5% de anúncios com mais dados informados e campos preenchidos, valor que, em algumas categorias, chegou a 10%.

No Brasil desde 2010, a OLX adquiriu o Grupo ZAP em 2020. Desde então, conta com duas unidades de negócios no país: a ZAP+, totalmente focada em imóveis, e a OLX, com as demais categorias.

A companhia de origem holandesa possui 33 milhões de clientes mensais, quase meio milhão de anúncios diários e uma média de 2 milhões de vendas por mês, cerca de 50 por minuto.