3Com: rede robusta para Hospital Brigadeiro

O Hospital Brigadeiro, de São Paulo, expandiu sua rede com soluções 3Com. Com duração de cinco meses, a ampliação converteu a rede do hospital para tecnologia Gigabit com cabeamento óptico, contingência e spaning tree.  

O projeto é uma continuação do processo de estruturação da rede física e lógica de dados do hospital, concretizado em 2008.
29 de janeiro de 2010 - 12:02
O Hospital Brigadeiro, de São Paulo, expandiu sua rede com soluções 3Com. Com duração de cinco meses, a ampliação converteu a rede do hospital para tecnologia Gigabit com cabeamento óptico, contingência e spaning tree.  

O projeto é uma continuação do processo de estruturação da rede física e lógica de dados do hospital, concretizado em 2008.

Na primeira etapa, a instituição, composta por quatro prédios, adquiriu seu próprio data center, além de diminuir os tempos de resposta para acesso e operações no sistema de gestão hospitalar, que caiu de 10 para 1 segundo.

Já na segunda etapa foram substituídos os switches de core do hospital.

O ambiente era composto, anteriormente, por switches 3Com 5500G. Hoje, conta com um novo core formado por switches 3Com da família 7900.

Focado em data centers e no acesso Metro Ethernet, o switch 7900 oferece suporte às aplicações integradas no core, módulo de balanceamento de carga para servidores, firewall, interfaces Wire-speed e suporte aos protocolos IPv6 e MPLS - Multi Protocol Label Switching - em hardware.

“O diferencial desse equipamento é a capacidade do módulo de balanceamento de carga suportar dois milhões de conexões, além do throughput de 8 Gbps do módulo de firewall”, afirma o account executive da 3Com, Job Borges.

A Active Solutions, empresa que oferece serviços de segurança e conectividade de redes, foi a revenda responsável pelas duas fases do projeto, que também envolveu a atualização da rede com cabeamento óptico de suporte a 10G, contando com contingência e spaning tree estabelecidos em toda a extensão, com switches 5500G - anteriormente utilizados no core.

Atualmente, a rede da instituição conta com dois backbones de 20GB, três de 10GB e 12 de 4GB. Ainda, na nova fase foram incorporados à rede também nove switches de acesso 4200 da 3Com.

“A necessidade de ampliação do número de portas foi um dos motivos que resultaram na expansão da rede do hospital. Hoje, o ambiente é composto por cerca de 900 portas e, com base na primeira fase do projeto, ampliamos a capacidade de rede, aumentando de 50 pontos ativos para 500 pontos estruturados”, destaca Brenno Martins, diretor de TI do Brigadeiro.

Após a expansão da rede, o ambiente passou a ter cerca de 1,2 mil pontos, segundo ele.

“Com uma rede dessa amplitude, eram essenciais a expansão e a implementação de um chassi com o porte do 7900. Dessa maneira, garantimos à rede ainda mais performance, aplicações mais velozes, além do alto nível de confiabilidade”, avalia.
 
Além disso, segundo Martins, os novos equipamentos proporcionam à rede a implementação de novos softwares de gestão hospitalar e de uma nova interface entre o PABX e a rede.

“Pudemos informatizar nosso arquivo médico, os sistemas de laudos para a retirada de medicamentos controlados e, também, implantamos a solicitação eletrônica”, afirma o diretor de TI. “Dessa maneira, estabelecemos uma rede de baixo custo, alta flexibilidade, performance e fácil manutenção”, finaliza.

O Hospital Brigadeiro é administrado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo. Especializada no tratamento cirúrgico para epilepsia, a instituição também atende em especialidades como hematologia, hemofilia, neurocirurgia, urologia, oftalmologia, entre outras.