JURÍDICO

Costa Law gere documentos com DocuSign

Escritório acelerou em 50% seu processo de assinaturas e agilizou em oito vezes a geração de contratos.

21 de outubro de 2025 - 18:12
Danillo Costa, CEO da Costa Law (Foto: Divulgação)

Danillo Costa, CEO da Costa Law (Foto: Divulgação)

A Costa Law, escritório de advocacia e consultoria jurídica especializada em direito empresarial e digital, adotou a solução da DocuSign, líder global de assinatura eletrônica e gestão de documentos em nuvem.

Antes, a empresa usava soluções isoladas para lidar com contratos e, por conta disso, gastava uma média de duas horas para abrir, ler e analisar cada um deles, com informações desestruturadas dentro de arquivos PDF. 

Além disso, experiências passadas com sistemas de assinatura eletrônica ineficazes foram apontadas como razão para diversos indeferimentos de ações judiciais lideradas pela Costa Law nos primeiros meses de funcionamento, o que fez a empresa buscar novas plataformas mais confiáveis e seguras.  

Ao escolher a Docusign, a empresa acelerou em 50% seu processo de assinatura de documentos. 

Além da solução de assinatura eletrônica, o escritório adicionou o Docusign Intelligent Agreement Management (IAM), plataforma que conecta e automatiza cada etapa dos processos de acordo. Com isso, a geração de contratos ficou oito vezes mais rápida, com maior acesso aos dados dos acordos.  

“Com mais informações, estamos criando até um novo produto para os nossos clientes, que é a gestão dos contratos com os clientes deles. O DocuSign IAM permite fazer o controle dos documentos, data inicial, data final, valor acordado, quantidade de horas, índices de reajuste. Antes, não tínhamos essa visibilidade, agora nós temos”, compara Danillo Costa, advogado e um dos sócios da Costa Law.

Já com o uso do Navigator, um dos serviços do IAM, a Costa Law tem um repositório com IA que centraliza e extrai insights de negócios dos contratos. 

Como resultado, os profissionais ganharam mais tempo para atender os clientes e analisar outras informações dos acordos. 

A equipe também destaca a automatização dos fluxos dos acordos de uma maneira fácil, rápida e sem necessidade de código. 

O processo de onboarding do escritório, que levava entre 12 e 17 dias, foi reduzido para entre dois a quatro dias. 

As assinaturas de acordos de confidencialidade, por sua vez, levavam de um a dois dias e agora ocorrem em tempo real. 

Lançada em 2024, a Costa Law é um escritório de advocacia e consultoria jurídica especializado em direito empresarial e digital. 

Com uma equipe multidisciplinar, o escritório atua em áreas como contratos empresariais, compliance, proteção de dados (LGPD), propriedade intelectual, governança corporativa e resolução de conflitos, auxiliando desde startups até grandes corporações na prevenção de riscos e na tomada de decisões. 

Fundada em 2003, a americana Docusign atende a mais de 560 mil clientes com 200 milhões de usuários em 188 países.

Em 2025, a empresa atingiu uma receita total de US$ 2,98 bilhões até o momento, alta de 8% ano a ano. O Brasil é um dos seus mercados de maior crescimento na América Latina.

No país, a companhia dobrou de tamanho durante a pandemia, manteve os bons números e passou a apostar em plataformas de IA que oferecem automação do ciclo completo de contratos, integrados com sistemas como SAP e Salesforce.