DESKTOP

Ânima Educação usa Apache Guacamole

Grupo expandiu o uso remoto de máquinas virtuais para estudantes e professores da rede.

11 de julho de 2023 - 16:04
Marcelo Bueno, CEO da Ânima (Foto: Divulgação)

Marcelo Bueno, CEO da Ânima (Foto: Divulgação)

A Ânima Educação, organização educacional particular de ensino superior, ampliou sua infraestrutura de desktop virtual (VDI, na sigla em inglês), com o software da Apache Guacamole, um gateway de desktop remoto gratuito e de código aberto.

O Apache Guacamole foi criado em 2010 por Michael Jumper e funciona como uma aplicação web HTML5 usada para acessar remotamente máquinas Linux e Windows.

Seu software atua como uma ferramenta de área de trabalho remota, como um gateway de desktop remoto que precisa ser instalado em um servidor central.

Com a solução e um conjunto de recursos da AWS , os estudantes e professores de todas as instituições da Ânima têm acesso a computadores através de seus dispositivos pessoais e remotos, sejam eles antigos ou mais modernos. Basta ter conexão com a Internet.

Hoje, a ferramenta é utilizada em todas as 18 unidades de ensino superior do grupo  e seus mais de 700 polos educacionais. A plataforma inclui programas como Suite Adobe, Autodesk, Apache Netbeans, Visual Studio Code e Oracle Datamodeler.

Conforme relata Guilherme Zillig, gerente de transformação digital da Ânima, o software é amplamente utilizado por grandes empresas, mas, na área da educação, a instituição está entre as primeiras a disponibilizar essa tecnologia em grande escala no ensino superior privado. 

Segundo a companhia, a solução tem benefícios como a mobilidade do usuário, a facilidade de acesso, a flexibilidade e o aumento de segurança, uma vez que, após a utilização ou desligamento do dispositivo, todos os dados pessoais são apagados. 

Criada em 2003, a Ânima Educação está presente em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe. A empresa é a quarta maior organização educacional privada do país em número de estudantes e a terceira em receita líquida. 

A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 400 mil estudantes distribuídos em 18 instituições de ensino superior e 700 polos educacionais em todo o Brasil.

Integradas ao seu ecossistema, estão marcas como HSM, HSM University, Le Cordon Bleu e Learning Village.