
Já a partir desse mês, 80% dos boletos de cobrança registrada impressos pelo Banco do Brasil apresentarão um novo código, o QR Code.
Essa é a primeira iniciativa do tipo adotada por um banco brasileiro.
Localizado no campo instruções dos documentos, a imagem bidimensional poderá ser utilizada por clientes com aparelho celular iPhone modelos 3GS ou 4, versão do iOS 3.2 ou superior, ou celular com sistema operacional Android, a partir da versão 2.2 para operações mobile.
Com o leitor de QR Code, não há necessidade de digitação do código de barras.
A leitura da imagem permitirá obter os dados do título.
O cliente fotografa o código e o aplicativo identifica os dados do boleto para o pagamento. O recurso também calcula automaticamente os encargos, no caso de títulos do BB vencidos.
Para utilizar o QR Code, o cliente deve fazer download de um aplicativo disponível na App Store ou na Android Market. O serviço é gratuito.
No ambiente do aplicativo de autoatendimento, o cliente deve escolher a opção Pagamentos > Bloquetos de cobrança > Pagamento com QRCode.
O Banco do Brasil é o primeiro banco a utilizar o QR Code para o recebimento de boletos no Brasil.
Código de barras em 2D, o QR é convertido em um pedaço de texto ou link ao ser escaneado por um celular, que fornece informações ao aparelho.
Inicialmente usado para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code (acrônimo do inglês Quick Response) é muito utilizado no gerenciamento de inventário em grande variedade de indústrias e em revistas e propagandas, que os usam para guardar endereços e URLs.