Funcionária da Brasilata. Foto: Brasilata.
A Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens metálicas, está usando a solução da Deep ESG, uma startup de São José dos Campos, no interior de São Paulo, para fazer a gestão de suas iniciativas de sustentabilidade.
Com a ferramenta, a empresa faz a automação e centralização da coleta de indicadores ambientais, sociais e de governança (o famoso ESG, na sigla em inglês).
O projeto foi entregue com participação da Totvs, que é investidora na Deep ESG e oferece a solução da empresa com o nome Gestão ESG by Deep.
As duas empresas têm uma sinergia óbvia, porque a solução da Deep demanda integração com o ERP e outras fontes de dados para facilitar a geração de inventários de carbono e relatórios de sustentabilidade nos principais standards de mercado.
“Embora os números exatos de ganhos estejam em apuração, já podemos afirmar que houve redução no tempo de processamento de pedidos, melhoria na acurácia de estoque, otimização de recursos humanos com automações, aumento da produtividade nas áreas de produção e uma notável melhoria na governança e conformidade ESG”, explica Leandro Ricardo Barbosa Lima, coordenador de TI da Brasilata.
A Brasilata é cliente da Totvs há 30 anos. A empresa implementou o ERP da Datasul ainda em 1995.
Com a compra da Datasul pela Totvs, em 2008, a empresa seguiu implementando outras soluções da companhia, como o Fluig, para gestão de processos e documentos, e o MES da PPI-Multitask para o chão de fábrica.
No mercado desde os anos 1950, a Brasilata produz 50 mil toneladas de embalagens por ano para empresas de tintas, químicos e alimentos, além de aerossóis, baldes, latas personalizadas e acessórios de fechamento.
Em 2024, a Brasilata teve receita de R$ 1,2 bilhão.
Já a Deep ESG foi fundada em 2020 e atende cerca de 100 clientes. Em dezembro de 2023, a startup captou R$ 22 milhões em uma rodada Série A, com participação de investidores como o fundo da Totvs, o CV iDEXO e os bancos Vibra e BV.
