Brasscom quer reformar o Forsoft

Com o término da primeira fase do projeto-piloto Forsoft, iniciada em 2006, a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) propõe a realização de uma segunda etapa, agora com conteúdo e formato reformulado.

A etapa inicial ministrou cursos à distância para 1350 alunos, divididos em 27 turmas de 16 cidades. Destes, 350 estudantes se formaram.
02 de dezembro de 2008 - 10:55
Com o término da primeira fase do projeto-piloto Forsoft, iniciada em 2006, a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) propõe a realização de uma segunda etapa, agora com conteúdo e formato reformulado.

A etapa inicial ministrou cursos à distância para 1350 alunos, divididos em 27 turmas de 16 cidades. Destes, 350 estudantes se formaram.

Para renovar o programa, a Brasscom sugere uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que enfoque, entre outros novos tópicos, o ensino de inglês voltado à TI, além da mesclagem de aulas à distância com ensino presencial. A duração das fases também deve diminuir, passando a seis meses.

Atualmente, o Forsoft é desenvolvido em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e empresas. O programa capacita jovens de comunidades carentes como programadores de computador em nível médio, preparando-os para o mercado de trabalho.

Na primeira etapa, apoiaram a iniciativa empresas-madrinhas como BRQ, Ci&T, CPM Braxis, Datasul, DBA, Dextra Sistemas, HSBC, IBM, Matera Systems, Politec, Porto Digital e Stefanini. Estas companhias garantiam o emprego de, no mínimo, 10% dos alunos já formados.

Para a próxima fase, as aulas em formato e-learning serão mantidas, com auxílio de DVDs didáticos, porém alternadas com ensino presencial. A grade curricular será renovada e terá duração de um semestre. Com isso, a projeção é de que 10 mil novos alunos se inscrevam para participar do projeto em 2009.

Leia mais no Baguete
O lançamento do Forsoft 2008 foi notícia no Baguete, que pode ser conferida na íntegra pelo link abaixo.