Ricardo Cury, presidente da Broadfactor. Foto: Divulgação.
A Broadfactor lançou no início do ano uma plataforma focada em factoring colaborativo para o mercado brasileiro.
A plataforma da empresa permite a compra e a venda de recebíveis em um ambiente seguro e equipado com recursos para análise das transações de crédito. O sistema em nuvem é hospedado pela Amazon Web Services.
Hoje, a plataforma está com 150 clientes, 25 factorings e 12 brokers. Até o final do ano, a meta da companhia é contar com 11 mil clientes, 260 factorings e 60 brokers.
A plataforma Broadfactor oferece uma nova modalidade de fomento comercial, o factoring colaborativo, com o objetivo de oferecer uma alternativa segura para as empresas de fomento comercial, como factorings, bancos, FIDCs e securitizadoras que dispõem de capital ocioso e pretendem ampliar sua carteira de clientes.
“Com a nova plataforma, os recebíveis são mapeados e identificados pelo Brasil inteiro, o que beneficia as empresas de fomento comercial. Além da atuação permanente dos captadores, o nosso sistema evita a fraude, pois não aceita títulos negociados em duplicidade”, relata o presidente da Broadfactor, Ricardo Cury.
A plataforma permite a liberação do pagamento em 24 horas após a emissão da nota fiscal, disponibilização de informações de limites de crédito e estatísticas de liquidação de títulos.
“Nossa plataforma é uma solução de tecnologia, que ajuda o mercado em um momento de acesso restrito ao crédito. Com ela, os usuários têm acesso a um mercado completo de recebíveis, tudo na tela de um computador”, completa o presidente da Broadfactor.
A Broadfactor é uma renovação da Netfactor, que atuou entre 2011 e 2014. Em 2015, a antiga Netfactor recebeu um aporte de investidores para reformular a plataforma e a empresa.
Assim, a Broadfactor foi fundada com oito sócios. Alguns dos clientes atuais eram usuários da ferramenta anterior.
“A Broadfactor surgiu com um sistema totalmente novo, tanto que a antiga plataforma chegou a fica fora do ar por um ano. A mudança de nome também foi motivada por planos de expansão internacional, pois já há uma empresa registrada como Netfactor nos Estados Unidos”, explica Cury.
Ricardo Cury é doutor em engenharia da produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela University of South Florida. Antes de fundar a empresa, foi consultor empresarial e membro do conselho administrativo da Federal Invest, maior rede de empresas de fomento comercial do país.