
João Ricardo Mendes é fundador do Hurb. Foto: divulgação.
João Ricardo Mendes, fundador e CEO do Hurb, uma das maiores agências de viagens on-line do Brasil, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, 24, após ter xingado, feito ameaças e exposto dados de um cliente em um grupo de WhatsApp com mais de 1 mil pessoas.
Conforme reportagem do jornal O Globo, Mendes ligou para um cliente do Mato Grosso do Sul que estava no grupo #HurbKdMeuvôo, criado para discutir problemas com reservas. A ligação era para reclamar de um comentário feito pelo consumidor no canal.
“Puxei sua ‘capivara’ toda, não sabe nem falar, seu retardado, bundão. (...) Fica satisfeito de não viajar. Tá arriscado alguém bater nessa merda da sua casa hoje seu otário”, disse o CEO na conversa.
As falas foram gravadas pelo próprio executivo em um vídeo. Nas imagens, Mendes aparece segurando o celular no viva voz, gravando a conversa com o cliente. Ele mesmo postou o vídeo da conversa no grupo de WhatsApp.
Depois das ameaças, o executivo disse que iria cancelar a viagem do cliente e fez um deboche de cunho sexual com a participação de um funcionário da empresa.
“José José José, o que que ele ganhou, seu José?”, diz Mendes. E o funcionário responde: “Uma coisa mole que se ele botar a mão fica dura”.
Para completar, o CEO expôs no grupo de WhatsApp o CPF, e-mail, número do cartão, data de nascimento e número de celular do cliente em questão — uma violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que pode gerar multa de até 2% do faturamento da empresa.
Uma pessoa do grupo pediu para Mendes apagar os dados e, 1h36 da manhã, ele respondeu: “para quem quiser passar trote”. E emendou em inglês: “That’s who I am” (Esse sou eu).
Depois disso, os dados foram apagados por um moderador e o grupo foi fechado para comentários de não administradores.
O próprio cliente violado postou o vídeo no Twitter e em um grupo do Facebook chamado de “prejudicados do Hotel Urbano”, que conta com mais de 23 mil integrantes.
“Tenho muita coisa pior, mas é só pra vocês verem o nível de pessoa que é o CEO. Atendentes excelentes, mas o CEO, é esse cara aí”, postou o cliente na rede social onde se identifica como Carimbo Miguel.
Em resposta ao O Globo, o Hurb enviou uma nota genérica lamentando “o ocorrido na última sexta-feira, 21/04”.
“A companhia sempre prezou pela transparência e a relação de confiança que tem com os seus viajantes. Guiada pelo valor primordial de ser uma empresa feita de pessoas para pessoas e pela missão de democratizar viagens através da tecnologia, reforça que continuará colocando seus clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar”, dizia o comunicado.
Nesta segunda-feira, 24, Mendes enviou outa nota à imprensa, desta vez renunciando ao cargo. De acordo com o Valor Econômico, o executivo admitiu que precisa separar o João “pessoa física” do João “pessoa jurídica”, pois está prejudicando muitas pessoas.
“Dizer que estou envergonhado é um eufemismo extremo. Meu trabalho como líder é liderar e isso começa com um comportamento que deixa nosso time e clientes orgulhosos. Não foi isso que fiz”, diz o comunicado.
Com o afastamento, quem assume a posição de CEO é Otávio Brissant, general council da empresa.
Ainda de acordo com O Globo, o Hurb está com problemas de fluxo de caixa e tem atrasado a emissão de bilhetes e o pagamento de diárias de hotéis. Segundo a própria companhia, a conta de pacotes por entregar e diárias de hotéis atrasados somam R$ 140 milhões.
Mendes disse em vídeos que já começou a emitir passagens e a fazer os pagamentos. O empresário alega que teria mais de R$ 800 milhões em contas a receber, mas a liberação de recebíveis teria sido travada pelos bancos, de forma, segundo ele, injustificada.
Fundado em 2011, o Hurb é o antigo Hotel Urbano. A empresa possui sede no Rio de Janeiro e escritórios em Sorocaba, em São Paulo; Porto e Lisboa, em Portugal; e Montreal, no Canadá.
Com cerca de 900 funcionários, a companhia já alcançou mais de 25 milhões de viajantes, 35 mil destinos e mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais. A plataforma costuma vender uma diária de hotel a cada cinco segundos.