CGI.br: maioria das empresas usa web lenta

Em 62% das empresas brasileiras, a conexão com a Internet é de 2 Mbps ou menos.

É o que informa a 6ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Empresas 2010), realizada pelo CGI.br e CETIC.br junto a cinco mil companhias de todo o país.

26 de maio de 2011 - 11:12

Em 62% das empresas brasileiras, a conexão com a Internet é de 2 Mbps ou menos.

É o que informa a 6ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Empresas 2010), realizada pelo CGI.br e CETIC.br junto a cinco mil companhias de todo o país.

Conforme o estudo, nem todas as empresas que possuem computadores – e a média de penetração dos PCs entre as companhias pesquisadas em 2010 fica em 97%, mesmo número de 2009 – têm acesso à web.

Do total, 3% afirmaram operar sem acesso à rede, porém, apenas entre as pequenas companhias: entre as organizações com mais de 250 colaboradores, o índice de operação conectada à web é de 100%.

Segundo avalia o gerente do CETIC.br, Alexandre Barbosa, na divulgação da pesquisa, isso significa um “ponto máximo de expansão do uso do computador nas empresas com mais de 10 funcionários”.

Em termos de velocidade de conexão, as de até 256 kbps são usadas por 10% das empresas, principalmente as com menos de 50 funcionários e das regiões Nordeste (17%) e Norte (12%).

A maioria das pesquisadas, porém (52%) têm conexões entre 256 kbps e 2 Mbps, enquanto outras 30% usam velocidades acima de 2 Mbps.

Em relação ao uso que fazem da Internet, 98% das organizações ouvidas o faz para enviar e receber e-mail , 90% para consultar informações sobre produtos e serviços, 81% para serviços financeiros e bancários e 13% para entrega de produtos online.

Já em termos de infraestrutura, 81% das empresas usam rede local com fio, enquanto as redes sem fio estão em 50% do universo pesquisado (em 2009, eram 41%).

Entre as empresas com mais de 250 funcionários, o Wi-Fi é utilizado por 86%.

Quanto à presença na web, 56% das empresas pesquisadas têm site próprio, uma alta de seis pontos percentuais em relação a 2009.

Já 63% das companhias usam sites ou páginas semelhantes de terceiros.

Dentre os setores pesquisados, o que menos têm presença web com site próprio é o comércio, com índice de respostas negativas de 43%.

Presença das máquinas
Ainda conforme a pesquisa, a penetração de PCs nas empresas estabilizou, no ano passado, em relação ao ano anterior, com cerca de 97% das companhias com parques de computadores, menores ou maiores, instalados.

O índice é o mesmo quando se trata da presença das máquinas somente entre as pequenas empresas, com entre dez e 19 funcionários. E também neste grupo o percentual não difere em relação a 2009.

Já entre as companhias com a partir de 50 colaboradores, o índice de penetração das máquinas é de 100%.

Por setores econômicos, o de transporte, armazenagem e correio é o campeão em presença dos computadores, com índice de 100%.

O segmento de alojamento e alimentação fica com o número mais baixo: 89%.

Certificados
Os certificados digitais são utilizados, segundo o estudo, por 53% das empresas, aumento de 38% ano/ano.

Open source
No que tange ao uso de sistema operacional de código aberto, como Linux, o número de companhias usuárias é de 30%, subindo para 65% quando se trata somente das organizações com mais de 250 empregados.

Das que adotam sistemas open source, 57% os usam como servidor, 20% como cliente e 21% como ambos.

A íntegra da pesquisa pode ser conferida pelo link abaixo.