
Facebook alçando novos voos com primeiro comercial. Foto: flickr.com/photos/clickflashphotos.
Para comemorar a marca de 1 bilhão de usuários, o Facebook anunciou o seu primeiro comercial, com o nome de "The Things That Connect Us".
O Facebook vai focar sua nova campanha em 13 países: EUA, Reuno Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, México, Brasil, Índia, Filipinas, Indonésia, Japão e Rússia, com traduções saindo em breve.
Produzido pela agência norte americana Wieden & Kennedy e com a direção do mexicano Alejandro Gonzalez Inarritu, indicado ao Oscar por filmes como Amores Brutos e vencedor da Palma de Ouro em Cannes pela direção em Babel, o comercial de 90 segundos faz uma analogia curiosa.
Colando diferentes imagens de pessoas em diferentes situações, o vídeo compara o Facebook a objetos simples que conectam a vida das pessoas ao redor do mundo. O ponto de partida para a comparação é uma simples cadeira.
Com uma trilha sonora composta pela banda instrumental Explosions In The Sky, o comercial parece feito sob medida para emocionar os mais sensíveis. No entanto, alguns estão torcendo o nariz.
"A campanha chega em um momento em que o Facebook está lançando aplicações para capitalizar em cima destes 1 bilhão de usuários", afirma Will Oremus, da Slate Magazine.
A citação se refere ao novo recurso lançado em formato experimental nos Estados Unidos, no qual os usuários podem pagar uma taxa para promover seus posts particulares a aparecer por tempo prolongado na linha do tempo de seus amigos.
Outros foram menos argumentativos e simplesmente detonaram a proposta "poética" do anúncio.
"Facebook é que nem uma cadeira, diz o comercial. Porque ele te conecta. Conecta sua bunda a um pedaço de madeira? Ou você pode sentar nele por horas todos os dias, sem fazer nada? Facebook é como um banquinho", fuzila Sam Biddle, do Gizmodo.
Opiniões à parte, confira abaixo o comercial e tire suas próprias conclusões.