CPM e Scopus estão à venda

Segundo informações da Gazeta Mercantil, da quinta-feira, 15, o fato de o banco Bradesco demonstrar a intenção de vender suas empresas de TI, Scopus e CPM, não surpreendeu o mercado. O Bradesco controla 100% do capital da Scopus, que fatura cerca de R$ 200 milhões e foi reincorporada ao banco recentemente, e detém 49% do capital da CPM, com receita anual perto de R$ 500 milhões. Os outros 51% pertencem ao Deutsche Bank Capital Partners.
15 de setembro de 2005 - 13:23
Segundo informações da Gazeta Mercantil, da quinta-feira, 15, o fato de o banco Bradesco demonstrar a intenção de vender suas empresas de TI, Scopus e CPM, não surpreendeu o mercado. O Bradesco controla 100% do capital da Scopus, que fatura cerca de R$ 200 milhões e foi reincorporada ao banco recentemente, e detém 49% do capital da CPM, com receita anual perto de R$ 500 milhões. Os outros 51% pertencem ao Deutsche Bank Capital Partners. Este, por sua vez, demonstrou a intenção de vender sua participação na CPM há dois anos, informou o diretor de estratégia da empresa de consultoria E-Consulting, Daniel Domeneghetti. “É totalmente racional a saída do banco das empresas de serviços de TI, pois a expectativa de margem elevada de crescimento não existe”, diz Domeneghetti. Para ele, a verticalização de serviços de TI só faz sentido se houver uma redução de custos. “Isso é cada vez menos verdade devido à concorrência e à padronização dos processos”, conclui.

O vice preseidente do Bradesco, Acar Pedro. não comentou os rumores do mercado segundo os quais a IBM seria uma das interessadas em comprar a CPM. “Existem várias empresas na disputa, instaladas ou não no País”, disse, desviando do assunto. Procuradas pela Gazeta, a IBM e a CPM não quiseram comentar o assunto. Na opinião de Domeneghetti, são potenciais compradoras a EDS e Accenture e a IBM, esta por estar engajada com o governo na estratégia de atingir a meta de exportações de US$ 2 bilhões em software até 2007.