
Situação está difícil na Urcamp. Foto: Reprodução
O MEC anunciou a suspensão do vestibular em cursos de Ensino Superior com baixo desempenho. Entre eles, está o curso de Sistemas da Informação da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).
A Urcamp teve também suspenso o curso de Matemática. A instituição tem sede em em Bagé, nove campi espalhados pela região da campanha e fronteira oeste e 27 graduações.
Já a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) não atingiu a média no curso de Engenharia de Plásticos.
Os cursos obtiveram notas 1 ou 2 (em uma escala até 5) e foram reprovados duas vezes consecutivas, em 2008 e 2011, no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).
O indicador é divulgado anualmente pelo ministério e leva em consideração os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e dos professores.
As universidades receberam dois tipos de avaliação, com tendências positiva ou negativa. As negativas são aquelas que tiveram desempenho ruim em 2008 e não evoluíram em 2011. Já as positivas continuam com desempenho baixo entre 2008 e 2011, mas apresentaram algum tipo de melhoria.
Aos cursos de tendência positiva está aberta a possibilidade de reverter a suspensão do vestibular ainda em 2013, se seguirem as regras definidas pelo MEC para se reabilitar. Já os de tendência negativa não poderão abrir processos seletivos no ano que vem.
Nas três situações, a avaliação do MEC teve tendência positiva, isto é, ainda podem conseguir ofertar o vestibular para as graduações suspensas.
De um total de 6.083 cursos superiores no Brasil, 672 (mais de 10%) tiveram desempenho insatisfatório (notas 1 e 2), na avaliação trienal do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e sofrerão punições severas em 2013 para que melhorem ou desapareçam.