
A Universal Leaf Tabacos, empresa do setor de beneficiamento de tabaco com sede em Santa Cruz do Sul-RS, contratou a Decision IT, de Porto Alegre, para agilizar o cumprimento das novas obrigações fiscais do SPED.
A companhia adotou a solução Audit, que atende ao SPED Contábil (ECD) e Fiscal (EFD). O projeto, que foi executado em dois meses, também contou com serviços de consultoria prestados pela Decision IT para diagnosticar a compatibilidade do ambiente da Universal com o SPED.
O diagnóstico, conforme explica o diretor Comercial da Decision, Rogério Negruni, identifica tudo o que precisa ser feito na empresa cliente em termos de sistemas, processos e pessoas para adequação às novas exigências fiscais e contábeis.
Na Universal Leaf, por exemplo, o diagnóstico identificou não somente demandas de informação que precisaram ser supridas, mas também de adaptação. “Analisamos, inclusive, todas as necessidades do SPED já atendidas pelos sistemas pré-existentes na companhia. Utilizamos nosso know how a favor da empresa”, explica Negruni.
O tal know how é baseado em pura experiência: além da Universal, já creditaram seus projetos de SPED à Decision IT empresas como Grupo Herval, Moinhos Cruzeiro e Motrisa.
A companhia porto-alegrense baseia toda sua história em soluções para a área fiscal e é uma das participantes do Grupo de Trabalho do SPED–EFD, iniciativa nacional que envolve também organizações como Petrobrás, Lojas Renner, Sefaz-MG, Sefaz-CE e a Receita Federal.
“Entramos para o grupo ao apresentar às autoridades organizadoras nosso case de um projeto piloto do SPED - EFD nas Lojas Renner”, conta o diretor da empresa gaúcha, Mauro Negruni.
Durante a execução de pilotos como este, a Decision teve acesso à documentação dos PVAs (Programas Validadores e Assinadores de Arquivos do SPED – Contábil e Fiscal), além de realizar testes de campo, utilizando dados reais para avaliar o desempenho de suas soluções para esta área.
Uma das preocupações atuais é a avaliação do escopo de impacto do SPED – EFD nos ERPs. “Isto é imprescindível. Do contrário, será difícil para as empresas atenderem ao prazo estabelecido para cumprir todas as exigências”, declara Mauro Negruni.
SPED
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um projeto implantado através de um acordo nacional das autoridades tributárias. A solução tem como objetivo integrar os dados dos contribuintes aos fiscos municipais, estaduais e federal, mediante o compartilhamento de informações contábeis e fiscais.
O SPED é dividido em três subgrupos: SPED Contábil, SPED Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica. A Escrituração Fiscal Digital será de uso obrigatório, já a partir de janeiro de 2009, para os contribuintes do ICMS e IPI selecionados pelo Fisco conforme lista publicada no site do SPED, relacionado abaixo.
"Quando o sistema entrar em prática plenamente, significará o fim dos livros fiscais do ICMS e IPI em papel", sentencia o diretor da Decision IT.
A companhia adotou a solução Audit, que atende ao SPED Contábil (ECD) e Fiscal (EFD). O projeto, que foi executado em dois meses, também contou com serviços de consultoria prestados pela Decision IT para diagnosticar a compatibilidade do ambiente da Universal com o SPED.
O diagnóstico, conforme explica o diretor Comercial da Decision, Rogério Negruni, identifica tudo o que precisa ser feito na empresa cliente em termos de sistemas, processos e pessoas para adequação às novas exigências fiscais e contábeis.
Na Universal Leaf, por exemplo, o diagnóstico identificou não somente demandas de informação que precisaram ser supridas, mas também de adaptação. “Analisamos, inclusive, todas as necessidades do SPED já atendidas pelos sistemas pré-existentes na companhia. Utilizamos nosso know how a favor da empresa”, explica Negruni.
O tal know how é baseado em pura experiência: além da Universal, já creditaram seus projetos de SPED à Decision IT empresas como Grupo Herval, Moinhos Cruzeiro e Motrisa.
A companhia porto-alegrense baseia toda sua história em soluções para a área fiscal e é uma das participantes do Grupo de Trabalho do SPED–EFD, iniciativa nacional que envolve também organizações como Petrobrás, Lojas Renner, Sefaz-MG, Sefaz-CE e a Receita Federal.
“Entramos para o grupo ao apresentar às autoridades organizadoras nosso case de um projeto piloto do SPED - EFD nas Lojas Renner”, conta o diretor da empresa gaúcha, Mauro Negruni.
Durante a execução de pilotos como este, a Decision teve acesso à documentação dos PVAs (Programas Validadores e Assinadores de Arquivos do SPED – Contábil e Fiscal), além de realizar testes de campo, utilizando dados reais para avaliar o desempenho de suas soluções para esta área.
Uma das preocupações atuais é a avaliação do escopo de impacto do SPED – EFD nos ERPs. “Isto é imprescindível. Do contrário, será difícil para as empresas atenderem ao prazo estabelecido para cumprir todas as exigências”, declara Mauro Negruni.
SPED
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um projeto implantado através de um acordo nacional das autoridades tributárias. A solução tem como objetivo integrar os dados dos contribuintes aos fiscos municipais, estaduais e federal, mediante o compartilhamento de informações contábeis e fiscais.
O SPED é dividido em três subgrupos: SPED Contábil, SPED Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica. A Escrituração Fiscal Digital será de uso obrigatório, já a partir de janeiro de 2009, para os contribuintes do ICMS e IPI selecionados pelo Fisco conforme lista publicada no site do SPED, relacionado abaixo.
"Quando o sistema entrar em prática plenamente, significará o fim dos livros fiscais do ICMS e IPI em papel", sentencia o diretor da Decision IT.