
Representantes de empresas de e-mail marketing, consumidores e provedores de Internet estão dando os últimos passos para a formação de um Conselho de Ética para o e-mail marketing.
O organismo será responsável por regulamentar o mercado de envios de e-mails comerciais, dentro do marco de um Código de Autoregulamentação da Prática de E-mail Marketing (Capem).
A redação do texto do Capem já está pronta – o código pode ser baixado no arquivo relacionado abaixo – e prevê sanções para as empresas que fizerem uso irregular da ferramenta, nos moldes do que é feito pelo Conar no mercado de publicidade.
O Conselho de Ética será formado na quinta-feira, 13, por um representante de cada entidade envolvida. Dentro de 180 dias, deve ser eleito um Comitê de Ética, formado por cinco pessoas, e a partir daí passará a valer o código.
Soft opt in
As entidades, dentro de um fórum sobre o tema formado pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), decidiram que os e-mails deverão ser enviados dentro da opção soft opt in.
O remetente não precisa ter a permissão do destinatário para lhe enviar e-mails, sempre que exista algum tipo de relacionamento prévio e que as comunicações contem com a opção de descadastro.
Em caso de descadastro, o remetente deverá atender à solicitação do destinatário num prazo de dois dias quando feita via link de descadastro e de cinco dias úteis quando feita por outros meios.
O responsável pelo e-mail deverá estar identificado por um domínio próprio. Serviços gratuitos e públicos de e-mail não serão permitidos, pela dificuldade de verificar a autenticidade das informações a respeito do proprietário do endereço eletrônico.
Gaúchos foram destaque
O Rio Grande do Sul esteve bem representando nas discussões que levaram ao Capem. Jaime Wagner, presidente da gaúcha Plug In, foi o coordenador do Comitê do CGI.
Participaram também representantes do Fecomércio-RS, Internetsul, Seprorgs, Federasul e Abradi, associação nacional de agências digitais presidida pelo gaúcho César Paz, presidente da AG2.
Completam o grupo Associação Brasileira de Marketing Direto, Associação Brasileira das Agências Digitais, Associação Brasileira dos Provedores de Internet, Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente, Associação Paulista das Agências Digitais, Fecomércio-SP, Interactive Advertising Bureau e Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
Comentário no Quentinhas
O código do e-mail marketing foi comentado pelo editor do Baguete, Maurício Renner, em post no blog Quentinhas.
A opinião do jornalista pode ser conferida pelo link relacionado abaixo.
O organismo será responsável por regulamentar o mercado de envios de e-mails comerciais, dentro do marco de um Código de Autoregulamentação da Prática de E-mail Marketing (Capem).
A redação do texto do Capem já está pronta – o código pode ser baixado no arquivo relacionado abaixo – e prevê sanções para as empresas que fizerem uso irregular da ferramenta, nos moldes do que é feito pelo Conar no mercado de publicidade.
O Conselho de Ética será formado na quinta-feira, 13, por um representante de cada entidade envolvida. Dentro de 180 dias, deve ser eleito um Comitê de Ética, formado por cinco pessoas, e a partir daí passará a valer o código.
Soft opt in
As entidades, dentro de um fórum sobre o tema formado pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), decidiram que os e-mails deverão ser enviados dentro da opção soft opt in.
O remetente não precisa ter a permissão do destinatário para lhe enviar e-mails, sempre que exista algum tipo de relacionamento prévio e que as comunicações contem com a opção de descadastro.
Em caso de descadastro, o remetente deverá atender à solicitação do destinatário num prazo de dois dias quando feita via link de descadastro e de cinco dias úteis quando feita por outros meios.
O responsável pelo e-mail deverá estar identificado por um domínio próprio. Serviços gratuitos e públicos de e-mail não serão permitidos, pela dificuldade de verificar a autenticidade das informações a respeito do proprietário do endereço eletrônico.
Gaúchos foram destaque
O Rio Grande do Sul esteve bem representando nas discussões que levaram ao Capem. Jaime Wagner, presidente da gaúcha Plug In, foi o coordenador do Comitê do CGI.
Participaram também representantes do Fecomércio-RS, Internetsul, Seprorgs, Federasul e Abradi, associação nacional de agências digitais presidida pelo gaúcho César Paz, presidente da AG2.
Completam o grupo Associação Brasileira de Marketing Direto, Associação Brasileira das Agências Digitais, Associação Brasileira dos Provedores de Internet, Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente, Associação Paulista das Agências Digitais, Fecomércio-SP, Interactive Advertising Bureau e Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
Comentário no Quentinhas
O código do e-mail marketing foi comentado pelo editor do Baguete, Maurício Renner, em post no blog Quentinhas.
A opinião do jornalista pode ser conferida pelo link relacionado abaixo.