PAGAMENTOS

Elo automatiza TI com IBM

Solução entregou eficiência de 15% no orçamento anual para o ambiente multicloud híbrido da companhia. 

07 de março de 2024 - 16:05
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Elo, uma das maiores empresas de pagamentos do Brasil, adotou a Turbonomic, plataforma para nuvens públicas, privadas e híbridas da IBM que utiliza insights gerados por IA para gerenciar e otimizar performance e despesas com nuvem em tempo real, em um projeto liderado pela CXP Brasil, parceira da marca estadunidense.

A iniciativa foi motivada pelo crescimento dos modelos de contratação de cloud e manutenção da infraestrutura on-premise da empresa. 

A partir disso, a Elo sentiu necessidade de implementar uma ferramenta que auxiliasse a operação a otimizar e reduzir os custos com nuvem híbrida e a melhorar a performance dos negócios.

Outra prioridade foi dar apoio à construção de uma equipe FinOps, modelo de gerenciamento de custos que prova gerar resultados eficientes, neste caso direcionado especialmente ao consumo de cloud.

Em apenas seis meses de implantação, a solução da IBM já entregou uma eficiência de 15% sobre o orçamento anual previsto para o ambiente multicloud híbrido da companhia. 

Dentre os benefícios que o IBM Turbonomic gerou para a Elo, juntamente à economia direta de recursos tecnológicos e financeiros proporcionadas, está também a integração simplificada dos processos e ferramentas necessários para o fluxo de trabalho. 

Segundo a empresa, isso permite que os ganhos vão muito além da economia de custos e da eficiência operacional, pois é possível ter uma visão completa dos recursos disponíveis para concluir um planejamento assertivo.

Para 2024, a expectativa da Elo é alcançar uma economia ainda maior sobre os gastos anuais dedicados à nuvem. Parte da verba será usada na própria nuvem da empresa visando uma estratégia de crescimento acelerada,  e outra parte em ferramentas complementares, também dedicadas ao ambiente FinOps da Elo.

Fundada em 2011, com foco em cartões de débito e crédito, desde então, a Elo ampliou sua atuação para outros negócios. 

Hoje, a marca oferece uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. 

Já a CXP foi criada em 2021, e se destaca como uma empresa especializada em oferecer soluções abrangentes para negócios e uma variedade de serviços. 

Eles incluem licenciamento de software, execução de projetos especializados, formação de squads de desenvolvimento, consultoria especializada em arquitetura, suporte técnico e serviços de sustentação.