
Michel Levy, presidente da Microsoft, Leandro Diehl e Rodrigo de Souza. Foto: divulgação
A Microsoft anunciou as 86 equipes que irão viajar em julho para São Petersburgo, na Rússia, e participar da 11 ª edição da Imagine Cup.
Uma das equipes que representará o Brasil será a Oniria Games for Health Brazil, de Londrina, no Paraná. Leandro Arthur Diehl e seu mentor, Rodrigo Martins de Souza, fizeram o InsuOnline.
Criado para melhorar a habilidade e a confiança dos médicos de cuidados primários para prescrever insulina e melhorar o controle de pacientes diabéticos, foi desenvolvido por um estudante da Faculdade Pequeno Príncipe, da cidade paranaense.
Hoje, 370 milhões de pessoas estão vivendo com diabetes em todo o mundo. A maioria destes pacientes vai eventualmente precisar de insulina em algum estágio da doença.
Por meio de um jogo, o profissional pratica o atendimento de pacientes com diabetes, analisando os resultados laboratoriais e análise física para prescrever insulina no tratamento da diabetes.
A outra equipe brasileira é a Flying Ship. Alunos do LTIA - Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp de Bauru), criaram o aplicativo chamado Callvenient, que sabe quando as pessoas não podem ser interrompidas e as ajuda a encontrar melhores momentos para entrarem em contato umas com as outras.
A equipe é composta por André Rodrigues, Diego Sato, Felipe Minutti (os três estudantes de Design) e Pedro Cavalca (estudante de Ciência da Computação).
Usando uma conta Microsoft, o App acessa sua agenda e faz uso dos horários dos seus compromissos para administrar suas ligações recebidas.
Quando alguém tentar entrar em contato com você durante um evento importante, Callvenient informará a quem liga que você está ocupado, e oferecerá opções para agendar a ligação para um momento mais oportuno, ou usar outro meio de contato, como SMS ou e-mail.
Os melhores projetos avançaram para competições nacionais e foram submetidos a avaliações online, que são a base para que a Imagine Cup possa garantir que os alunos completem as aplicações baseadas em tecnologia Microsoft, alinhadas com três áreas-chave distintas: Inovação, Cidadania Mundial e Games.
A competição, que acontece no dia 11 de julho, vai distribuir entre todas as equipes vencedoras até US$ 1 milhão. A Imagine Cup faz parte da iniciativa Microsoft YouthSpark, que tem o objetivo de criar oportunidades para milhões de jovens do mundo todo.