
Ricardo Formighieri de Bem, fundador & CEO da Divex. Foto: Divulgação
Você também tem visto absurdos, daqueles que fazem a gente questionar a realidade, na sua rotina profissional?
- Eu vivi para ver os grandes nomes do Marketing serem substituídos por aventureiros falantes e midiáticos. Tanto virando referência, como nos resultados do Google;
- Eu vivi para ler uma argumentação que não apenas compara os cursos dos aventureiros falantes e midiáticos com faculdades formais (sim, de universidades), como os coloca ACIMA destas;
- Eu vivi para admirar-me com um pretenso especialista escrever que "após ler mais de 150 posts" (sim, posts... não livros), havia identificado o método perfeito para a boa redação (e não era redação de posts...);
- Eu vivi para ler um post condenando o uso de linguagem formal, por conta do uso de "palavras difíceis" em algumas coisas que ele deve ter lido ou visto;
- Eu vivi para presenciar debates sobre Branding versus Performance (quando não são excludentes... muito pelo contrário!)
- Aliás, sobre o tópico anterior, eu vivi para ler um sujeito defender que branding sequer existe;
- Eu vivi para presenciar outro especialista - este em SEO - dizer que a velocidade do site não importa;
- Eu vivi para testemunhar que mentir não apenas vende, como vira estratégia e modelo de negócio;
- Eu vivi para sonhar que, um dia, mentirosos e estelionatários corporativos sejam punidos (em vez de angariarem multidões de seguidores);
PORQUE ISTO É IMPORTANTE, ALÉM DE ASSUSTADOR
Até bem pouco tempo, a maioria das situações citadas atingia apenas quem contratava estes "profissionais". O que, claro, já era ruim. Ainda mais quando você é de uma das áreas em questão e presencia pessoas e empresas entrando em verdadeiras roubadas.
Mas o nível em que chegamos, deveria preocupar bem mais o mercado. Explico: a quantidade de falsos especialistas vendendo ilusões é tão grande, e vem ganhando tanto espaço, que se você visitar o perfil de alguns deles no Instagram, por exemplo, certamente identificará conhecidos seus seguindo estes perfis.
E não são pessoas despreparadas... são gerentes, diretores, empresários, coordenadores.... que querem, legitimamente, aprender sobre o tema.
Ou seja, muito mais do que vender para incautos, eles começam a exercer uma influência real sobre o conhecimento (ou a dilapidação do mesmo) e também sobre o senso comum a respeito de temas como marketing digital, estratégia, finanças, saúde... e por aí vai.
RESGATE DO BÁSICO
Há momentos em que dar alguns passos atrás é necessário, para corrigir a rota. É o caso, aqui. As bases para se poder formar opinião sobre algo, nunca estiveram tão precárias.
Seja para a tomada de decisão sobre contratação de serviços, seja para poder orientar rumos do negócio, ou mesmo para lidar com seu próprio dia-a-dia, tão cheio de novidades, sempre. Agora, as fontes de conhecimento mudaram. E pra pior.
Que tal voltarmos alguns passos?
*Por Ricardo Formighieri de Bem, fundador & CEO da Divex.