NOVA INTERNET

Estudo aponta aumento no uso global do IPv6


27 de junho de 2012 - 08:55
Novo sistema de endereçamento ganha força. Foto: flickr.com/photos/davies

Novo sistema de endereçamento ganha força. Foto: flickr.com/photos/davies

O número de empresas que estão usando o IPv6 mais que dobrou desde 2011, segundo pesquisa da fornecedora de produtos e soluções de telecomunicações BT com organizações globais.

Enquanto no ano passado 5% das companhias haviam adotado o protocolo, em 2012 já são 13% das empresas com a nova implementação.

O IPv6 passou a operar em 6 de junho, aumentando o número de endereços disponíveis na Internet.

Conforme o estudo, mais de 44% dos entrevistados planejam implantar o IPv6 em dois anos, tanto em razão da crescente expansão da Internet quanto do rápido esgotamento dos endereços IPv4.

Globalmente, 55% dos entrevistados concordam que “o IPv6 deve ser implementado em toda a rede”, mostrando que para a maior parte das organizações não será suficiente ter o IPv6 em apenas uma parte de sua infraestrutura.

“Os resultados desse ano mostram um grande progresso na adoção do novo padrão, que vem se tornando prioridade para a maioria das organizações”, diz Tim Rooney, responsável na BT Global Services pelos produtos Diamond IP.

Embora os benefícios provenientes do uso do IPv6 já sejam suficientemente óbvios para 57% dos entrevistados, que estão adiantados nos seus projetos ou na própria implementação, 22% acreditam que é necessário estruturar casos mais sólidos para demonstrar retorno satisfatório do investimento.

A percepção da complexidade, especialmente no que diz respeito à infraestrutura necessária para o IPv6, é outra barreira – apesar de 60% dos entrevistados concordarem que a tecnologia IPv6 está suficientemente madura para uma efetiva consolidação.

A pesquisa foi realizada via web no período de 23 de abril a 15 de maio de 2012, e foi respondida por 876 profissionais de TI ou de Operações de todo o mundo, abrangendo diversos setores.