
Marcelo Facchini, CEO da Facchini. Foto: divulgação.
A Facchini, fabricante brasileira de implementos rodoviários, está implantando o sistema de gestão S/4 Hana, da SAP, em um projeto realizado pela Cast Group, uma das maiores integradoras de TI do país.
A implementação está sendo feita por meio do RISE with SAP, iniciativa da alemã para acelerar a migração dos clientes para a nuvem, e substitui um ERP que esteve na empresa por mais de 30 anos.
Segundo Eduardo Hiroshi, gestor do projeto de implementação do SAP na Facchini, a necessidade de um sistema mais consistente e integrado vinha sendo discutida há anos, mas desafios como custos e preocupações com a transição sempre foram barreiras.
“Havia receios de que a mudança para um novo ERP pudesse impactar as operações, mas com a evolução das metodologias da SAP e a adoção das melhores práticas, conseguimos demonstrar à diretoria os benefícios estratégicos dessa migração”, conta Hiroshi.
O contrato foi assinado no final do ano passado e a implantação começou há cerca de três meses.
“Nós ‘namoramos’ a SAP faz uns nove anos, basicamente. Primeiro, nós tivemos medo de investir, de mudar. Depois, a gente achava que não estava preparado. E o preço era muito alto na época. No final do ano passado, eu falei: ‘ou vai, ou racha’. Porque ou a gente muda, ou a gente para, nunca mais muda e fica do jeito que está. Mas tomamos a decisão correta”, afirma Marcelo Facchini, CEO da Facchini.
Com o RISE with SAP, a empresa espera benefícios como previsibilidade de custos, integração entre processos administrativos e fabris e maior confiabilidade dos dados.
Além disso, a mudança para a nuvem deve permitir maior escalabilidade, agilidade e segurança, garantindo que a companhia possa tomar decisões mais rápidas e assertivas.
“A adoção de um sistema como esse não apenas otimiza processos, como também padroniza dados e garante a integridade das informações, algo fundamental para a tomada de decisão estratégica”, destaca Cezar Benedito de Oliveira Júnior, analista de sistemas da Facchini.
A previsão é que, com a solução, a empresa ganhe mais eficiência operacional e produtividade, permitindo inclusive o uso de soluções de inteligência artificial para otimizar ainda mais a gestão do negócio.
“Queremos isso: crescer, ser mais ágeis e ter mais informação, que hoje nós não temos. Hoje a gente faz muito pelo feeling. Eu sou muito verticalizado e eu preciso de um sistema forte e robusto que me dê informação”, completa Facchini.
Fundada em 1950 em Votuporanga, no interior de São Paulo, a Facchini está entre as maiores fabricantes do mundo de equipamentos como chassis e semirreboques. A indústria conta com mais de 6 mil funcionários em 10 fábricas e 30 unidades espalhadas pelo país.
Criada em 1972, a SAP é líder global no mercado de softwares de gestão, incluindo soluções para finanças, compras, RH, cadeia de suprimentos e experiência do cliente. A companhia tem como clientes 48 das 50 maiores empresas do Brasil.
Com mais de 30 anos de mercado, a Cast Group atua com consultoria e soluções de TI e TA, bem como outsourcing de desenvolvimento, aplicações, infraestrutura e implementação de soluções ERP, BI, IoT, ECM, HCM e CRM.
A integradora é parceira de marcas como SAP, Rockweel, IBM, Siemens, Outsystems, Vistex, Microsoft, Schneider-Electric, ConnectoWay, Elipse Software, Qlik, Equinix, Neoway e ServiceNow.
Nos últimos anos, a Cast adquiriu as empresas Meta Informática, SUM, PowerLogic, HRDevelopers, Logix Eletricidade e Automação, Pelissari e Avannt para complementar suas ofertas para o setor privado.
Hoje, a companhia conta com mais de 2,6 mil colaboradores e filiais em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Campo Grande, Curitiba, Bauru, Sete Lagoas (MG), Joinville (SC), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre, além de uma fábrica de software em Araraquara (SP).
No total, possui mais de 450 clientes, especialmente nas áreas de finanças, indústrias e serviços. Entre eles, estão Banco do Brasil, Cielo, Datasus, Vale, Cemig, Gerdau, Eletrobrás, Renault, Randon, Ipiranga Agroindustrial, DrogaRaia e Banco Central do Brasil.