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Rui Botelho, presidente da SAP Brasil. Foto: divulgação.
A SAP, multinacional alemã líder em sistemas de gestão para empresas, quer expandir em 30% o número de pessoas treinadas no Future Talent, seu programa voltado a capacitações introdutórias gratuitas, chegando a 6,5 mil alunos em 2026.
Nos primeiros seis meses de 2025, mais de 2,6 mil pessoas foram capacitadas e a meta é atingir 5 mil até o fim do ano.
Os temas dos treinamentos são soluções como S/4 Hana, Business Technology Platform (BTP) e SuccessFactors HCM, com foco na preparação básica para processos seletivos conduzidos pela empresa e seus parceiros.
Já no programa Capacity Delivery, que tem como objetivo qualificar e atualizar os profissionais já inseridos no ecossistema SAP, a meta é atingir 2.331 profissionais certificados em 2025 — especialmente nas áreas de nuvem, inteligência artificial e soluções estratégicas.
A meta é, com os dois programas juntos, capacitar e atrair 10 mil profissionais por ano.
Com a plataforma SAP Learning Hub Partner Edition, voltada para a atualização de parceiros, mais de 13 mil usuários do Brasil participaram de treinamentos no primeiro semestre de 2025.
“A gente está tentando aumentar a capacidade de entrega, a capacidade de implementação de nossa indústria no Brasil. Isso interessa para o negócio porque é importante termos um ecossistema forte e bem preparado, bem capacitado, mas também para dar a nossa colaboração para formar mais profissionais de tecnologia”, destaca Rui Botelho, presidente da SAP Brasil.
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, enquanto a demanda de mão de obra é de 150 mil pessoas. Até 2029, isso pode gerar um déficit superior a meio milhão de profissionais.
Especialmente no mercado SAP, a demanda de profissionais deve ser grande nos próximos anos com o fim do suporte ao ECC, versão on-premise do sistema de gestão da companhia, previsto para 2030.
Sem abrir o número de clientes que ainda estão fora da nuvem, a empresa diz que tem a meta de migrar todos os clientes até 2027, quando a alemã deixará de oferecer a manutenção padrão para o produto.
A Delaware, uma das grandes parceiras da SAP no Brasil, hoje conta com cerca de 350 profissionais para atender clientes como Lupo, Assaí e LVMH Beauty. O aumento da equipe nos próximos anos dependerá da demanda do mercado.
“Nós temos um time core para poder suportar as outras áreas, com consultores que já têm o conhecimento fiscal, e tem o time para suportar toda essa mudança. Então, fica fácil para a gente fazer essa gestão de acordo com o crescimento. Ainda temos espaço para crescer por causa dessa estrutura que foi montada e por causa do conhecimento dos consultores ao longo dos anos”, conta Marcos Pasetto, executivo de contas da Delaware.
Já a parceira Mignow, que possui clientes como Randon, Nike, Pague Menos, XP e Piracanjuba, criou uma solução baseada em inteligência artificial para automatizar a maior parte do processo de migração.
“Hoje estamos com cerca de 200 pessoas no time e 34 projetos simultâneos em todo o mundo, e isso só é possível com inteligência artificial. Se tivéssemos um padrão tradicional de entrega, a gente teria que ter quase 10 vezes mais funcionários do que temos”, destaca Diego Rodrigues, head de marketing da Mignow.
Fundada em 1972, a SAP é líder global no mercado de softwares de gestão, incluindo soluções para finanças, compras, RH, cadeia de suprimentos e experiência do cliente. A companhia tem como clientes 48 das 50 maiores empresas do Brasil.
*Luana Rosales participa do evento SAP Now AI Tour, em São Paulo, a convite da SAP.