BOLA

Footlink vira referência em gestão de futebol

Com 95% dos clubes da Série A em seu portfólio, a empresa mira o mercado sul-americano.

22 de novembro de 2024 - 13:37
Eduardo Dias, Ceo da Footure - Foto: Divulgação

Eduardo Dias, Ceo da Footure - Foto: Divulgação

A Footure, uma empresa de tecnologia gaúcha, está prestes a se tornar um standard no mercado de software de gestão de futebol no Brasil, por meio da sua plataforma Footlink.

Hoje, 95% dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro utilizam o Footlink, além dos principais clubes formadores do país. Só falta o São Paulo, que está em negociação e deve fechar em breve. 

A ferramenta, cujo desenvolvimento teve início em 2019, é utilizada por clubes de futebol, agentes e profissionais da área, fornecendo soluções de gestão de elencos, análises de mercado e negociações de atletas.

Ao todo, o Footlink reúne dados de 600 mil atletas cadastrados, tanto da modalidade masculina quanto da feminina, oferecendo informações detalhadas sobre os jogadores, desde a categoria de base até o nível profissional.

“Nós temos todos os atletas do Brasil, masculino e feminino. Todos, não é metáfora, é literal”, afirma Eduardo Dias, CEO da Footure, para quem o potencial de crescimento vai muito além do topo da pirâmide do futebol brasileiro.

Atualmente, mais de 50 clubes no Brasil utilizam a solução, mas a empresa projeta alcançar de 150 a 200 clubes. Existe ainda a expectativa de expansão global, começando pelo mercado sul-americano, com a meta de atingir entre 500 e 600 clubes.

Os clubes que fazem uso do Footlink podem realizar análises de mercado monitorando o desempenho de atletas, criar relatórios detalhados e organizar a observação de talentos promissores (o famoso “scouting”) de forma digital.

A plataforma também oferece a funcionalidade de Mercado de Transferência Online, na qual negociações de venda, compra e empréstimo de jogadores são realizadas entre clubes e agentes diretamente na plataforma. 

Agentes podem visualizar as necessidades de determinados clubes e oferecer atletas do seu portfólio que estejam sem contrato.

Os clubes, ao colocarem atletas para negociação, podem optar por restringir a visibilidade para agentes, eliminando intermediários. 

Caso escolham permitir, os agentes podem atuar no mercado buscando clubes para os jogadores. Toda a negociação é isenta de taxas ou comissões para o aplicativo.

Outro recurso importante é a funcionalidade de Gestão de Contratos, que permite aos clubes monitorar prazos e vencimentos de contratos, evitando a perda de ativos valiosos.

O Footlink é inspirado em plataformas tecnológicas gerenciais de fora do universo do futebol, como Trello, Notion, LinkedIn e Google, adaptadas para atender às necessidades da modalidade.

A curadoria de informações da plataforma — incluindo dados sobre tempo de contrato, categorias de base e minutagem de atletas — foi fortalecida por uma fusão com a empresa Rede do Futebol, que anteriormente organizava e comercializava dados para clubes e agentes. 

Outra parte das informações provém de bases públicas disponibilizadas pela CBF, como o Boletim Informativo Diário (BID) e registros de federações.

Ainda assim, todos os dados esportivos organizados no Footlink são criptografados e seguem as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já que clubes e agentes podem inserir informações confidenciais sobre seus departamentos de mercado. 

Cada clube é responsável por definir os usuários que terão acesso à inserção e visualização de dados, além de determinar perfis de acesso.

Enquanto informações públicas, como tempo de contrato de atletas de outros clubes, estão disponíveis, já dados gerenciais, como negociações, contratações e dispensas, permanecem restritos.

A precificação do Footlink é baseada no número de usuários e projetos gerenciados por cada clube — desde gerenciamento de elenco até análises de mercado. 

Alguns clubes possuem entre 20 e 30 licenças, dependendo do tamanho de seus departamentos, enquanto outros utilizam apenas uma. O custo médio das licenças gira em torno de R$ 1.500.

Embora já tenha recebido propostas para adaptar a solução ao futsal, a Footure não planeja expandir para outras modalidades esportivas no momento.

A empresa também aposta no setor educacional, por meio do Footure Academy, com cursos como Executivo de Futebol, Analista de Mercado, e Especialização em Ciência de Dados no Futebol, todos com certificação. 

A partir de 2025, os alunos formados poderão criar perfis na plataforma Footlink, gerar conteúdos e se tornarem candidatos a oportunidades nos clubes que demandem esses profissionais.

A Footure também pretende oferecer serviços de outsourcing para estruturar departamentos de mercado em clubes, fornecendo tecnologia e profissionais qualificados.

Com a crescente profissionalização e o uso de tecnologia no futebol brasileiro, a Footure enxerga um mercado promissor. 

Sem concorrentes significativos no momento, a empresa planeja expandir e consolidar o Footlink como a principal solução tecnológica para gestão no futebol, além de tornar sua plataforma educacional a mais reconhecida do país.