Gestão de conhecimento na Dell

Como gerir conhecimento em uma empresa com cerca de 100 mil funcionários, presença em mais de 80 países e dois bilhões de interações com o consumidor por ano?

Pela internet, basicamente. A informação foi apresentada por Jairo Avritchir, diretor de Global Data Base Management da Dell que nesta quinta-feira, 24, participou do Painel de Gestão de Conhecimento do VI Seminário de Gerenciamento de Projetos, na PUC-RS.
25 de setembro de 2009 - 10:37
Gestão de conhecimento na Dell
Como gerir conhecimento em uma empresa com cerca de 100 mil funcionários, presença em mais de 80 países e dois bilhões de interações com o consumidor por ano?

Pela internet, basicamente. A informação foi apresentada por Jairo Avritchir, diretor de Global Data Base Management da Dell que nesta quinta-feira, 24, participou do Painel de Gestão de Conhecimento do VI Seminário de Gerenciamento de Projetos, na PUC-RS.

Segundo Avritchir, a empresa vem investindo cada vez mais no contato com o cliente e com funcionários através de plataformas colaborativas como o IdeaStorm e o EmployeeIdeaStorm, além de departamentos dedicados a acompanhar o que é dito em blogs e nas redes sociais como Twitter, Flickr e LinkedIn.

Como o nome sugere, o IdeaStorm convida a comunidade de clientes a contribuir com sugestões de qualquer tipo para qualquer produto. Até o momento, foram 12.606 ideias. Destas, 373 foram implementadas.

Para os funcionários, o IdeaStorm funciona não apenas na captação e discussão de idéias mas também ganha a função de rede social.

Cada profissional publica em seu perfil áreas de atuação, conhecimentos, hierarquia, networking, links pessoais, formas de contato entre outros.

Todas as informações são vinculadas ao RH, o que segundo Avritchir é uma facilidade na hora de formar times para novos projetos, independente de onde estiverem os funcionários.

Outro modo de gerir conhecimento, apontado pelo executivo, é a aposta na intranet – que conta com fórum de discussão e repositório de trabalhos de funcionários.

No espaço, a empresa apóia o compartilhamento de informações a partir da submissão de artigos, palestras, apresentações, entre outros.

"A colaboração não é obrigatória mas quanto maior é a participação no compartilhamento de conhecimento, melhor o funcionário pontua em um sistema avaliativo revisto a cada ano”, comenta o profissional que está na Dell desde 1999 e já trabalhou na unidade gaúcha da multinacional.