.jpg?w=730)
Fachada do novo prédio da Getnet em Porto Alegre.
A Getnet, empresa de processamento de cartões do Santander, está de mudança no Rio Grande do Sul, tanto em Porto Alegre, onde mantém operações administrativas, quanto em Campo Bom, município da região metropolitana da capital gaúcha onde fica o call center da empresa.
Os dois novos endereços são um pouco mais “premium” do que os originais, que datam do começo da operação da Getnet como um empreendimento arriscado do empreendedor gaúcho Ernesto Correa.
(Vale lembrar que o Santander adquiriu uma parte da GetNet ainda em 2014, assumindo o controle total cinco anos depois, em 2019).
No caso de Porto Alegre, a empresa está deixando sua sede na Avenida Pernambuco, 1493, para a Dom Pedro II, 545.
Os dois endereços ficam a meia hora a pé um do outro, mas podiam estar em universos diferentes.
A Avenida Pernambuco fica perto da Avenida Farrapos, uma área antiga e um tanto dilapidada de Porto Alegre, na qual os vizinhos da Getnet incluíam um terminal de ônibus, uma megastore de produtos pet e algumas oficinas mecânicas.
Já a Dom Pedro II, além do nome de imperador, é a continuação da Carlos Gomes, o endereço mais caro para escritórios em Porto Alegre, e a Getnet terá como vizinhos o clube Sogipa e o Colégio Pastor Dohms, instituições da classe alta de Porto Alegre.
A Getnet vai ocupar um prédio inteiro com 5 mil metros quadrados, no qual devem trabalhar 700 pessoas.
O local conta com tudo o que se espera de um escritório top de linha hoje em dia, incluindo mini arenas, um espaço de descompressão e confraternização, um bicicletário, coleta de água da chuva, placas solares e um longo etc.
O novo escritório reúne os times e colaboradores da Getnet Brasil e da PagoNxt Merchant Brasil, seu braço de tecnologia e inovação, que ficava localizado no Farol Santander, no Centro Histórico de Porto Alegre.
“Este é um momento significativo para a Getnet e para todos os nossos colaboradores. Construímos uma belíssima história na antiga sede da Avenida Pernambuco e, no novo endereço, estaremos cada vez mais focados na integração dos times”, explica Rogério Said, vice-presidente de People, Marketing e Customer da Getnet Brasil.
O plano de ação da mudança começou a ser desenhado em março de 2023, um ano antes das enchentes que assolaram Porto Alegre, incluindo boa parte do bairro no qual ficava a sede antiga da Getnet.
Em Campo Bom, uma cidade de 70 mil habitantes a 50 quilômetros de Porto Alegre onde a Getnet deu os primeiros passos, ainda em 2003, também há mudanças significativas em curso.
Hoje a cidade sedia a GetAtende, central de atendimento aos clientes da Getnet, que também deve mudar de endereço no primeiro semestre de 2025.
Neste caso, a GetAtende está saindo da Avenida dos Municípios, onde ocupava instalações que pertenciam em seu momento à Topázio, o negócio de importação e exportação de Corrêa, e indo para o centro da cidade, onde ficava a fábrica de calçados da Reichert.
A GetAtende é hoje uma das maiores empresas instaladas em Campo Bom e a imprensa local cobriu a mudança em detalhes.
Segundo fontes ouvidas pelo jornal Repercussão, o investimento da empresa na reforma e adequações do novo prédio está estimado em cerca de R$ 16 milhões (a Getnet não abre valores) e o novo local deve permitir um aumento dos atuais 900 para 1,2 mil funcionários.
A Reichert fechou as portas ainda em 2007, demitindo na época 4 mil funcionários, e a fábrica permaneceu fechada desde então, ocupando um quarteirão inteiro no centro de Campo Bom.