
A GGD Metals, distribuidora de aços e metais, reviu sua forma de falar com clientes e agora tem metas de diminuir cada vez mais o uso de e-mail.
"Com a crise mundial, os consumidores estavam retraídos e o e-mail tornava o relacionamento frio. Resgatamos o contato pessoal e mesclamos com uso de novas redes sociais", afirma André Monteiro, diretor de marketing da empresa que trabalha com o selo Gerdau em seus produtos e tem entre os clientes nomes como Panasonic, Embrater, Tigre, Votorantin, Nestlé, General Motors.
Agora, além de trocar o e-mail por cartas à mão, a empresa se conecta aos usuários no Twitter e no YouTube. Além disso, a conversa entre funcionários é estimulada a ser feita ao vivo ou via comunicadores instantâneos.
"Despertamos um novo comportamento de executivos da área comercial, até então acostumados a ficar em baias mandando e-mails. Hoje visitamos clientes dentro e fora de São Paulo, apostamos no telefone, nas redes sociais e isso tem agregado muito”, declara Monteiro.
O e-mail não foi abolido, mas agora presta-se apenas a finalização de pedidos e contratos. Os resultados da ação que teve início em setembro do ano passado já são visíveis, segundo o diretor de marketing. Tanto em termos de feedback quanto de vendas.
O uso das redes sociais trouxe também novos clientes. A empresa paulista está prestes a fechar contrato com uma companhia norte-americana que conheceu seu trabalho a partir dos vídeos publicados no YouTube.
Além disso, o investimento pesado em marketing, de R$ 2 milhões, permitiu disseminar o nome da marca inclusive no trio elétrico da cantora Ivete Sangalo.
Já o Twitter, é visto como ferramenta essencial da empresa que em breve filiais em Caxias do Sul e Joinville. “Mas não basta entrar por entrar, é preciso planejamento, saber usar de forma eficaz”, declara Monteiro. Segundo o executivo, o plano não é tornar-se uma empresa com muitos seguidores mas com os seguidores certos – tomadores de decisão de grandes empresas.
"Não invadimos o espaço virtual onde milhares de pessoas conversam voluntariamente, com ações de marketing direto que podem espantar mais do que atrair", motivo pelo qual a empresa também desistiu do e-mail marketing.
A estratégia é entregar, a quem segue a empresa na Twitter, informações relevantes ao mercado de aços e metais, em inglês e português.
"Com a crise mundial, os consumidores estavam retraídos e o e-mail tornava o relacionamento frio. Resgatamos o contato pessoal e mesclamos com uso de novas redes sociais", afirma André Monteiro, diretor de marketing da empresa que trabalha com o selo Gerdau em seus produtos e tem entre os clientes nomes como Panasonic, Embrater, Tigre, Votorantin, Nestlé, General Motors.
Agora, além de trocar o e-mail por cartas à mão, a empresa se conecta aos usuários no Twitter e no YouTube. Além disso, a conversa entre funcionários é estimulada a ser feita ao vivo ou via comunicadores instantâneos.
"Despertamos um novo comportamento de executivos da área comercial, até então acostumados a ficar em baias mandando e-mails. Hoje visitamos clientes dentro e fora de São Paulo, apostamos no telefone, nas redes sociais e isso tem agregado muito”, declara Monteiro.
O e-mail não foi abolido, mas agora presta-se apenas a finalização de pedidos e contratos. Os resultados da ação que teve início em setembro do ano passado já são visíveis, segundo o diretor de marketing. Tanto em termos de feedback quanto de vendas.
O uso das redes sociais trouxe também novos clientes. A empresa paulista está prestes a fechar contrato com uma companhia norte-americana que conheceu seu trabalho a partir dos vídeos publicados no YouTube.
Além disso, o investimento pesado em marketing, de R$ 2 milhões, permitiu disseminar o nome da marca inclusive no trio elétrico da cantora Ivete Sangalo.
Já o Twitter, é visto como ferramenta essencial da empresa que em breve filiais em Caxias do Sul e Joinville. “Mas não basta entrar por entrar, é preciso planejamento, saber usar de forma eficaz”, declara Monteiro. Segundo o executivo, o plano não é tornar-se uma empresa com muitos seguidores mas com os seguidores certos – tomadores de decisão de grandes empresas.
"Não invadimos o espaço virtual onde milhares de pessoas conversam voluntariamente, com ações de marketing direto que podem espantar mais do que atrair", motivo pelo qual a empresa também desistiu do e-mail marketing.
A estratégia é entregar, a quem segue a empresa na Twitter, informações relevantes ao mercado de aços e metais, em inglês e português.