Foto: Divulgação
A Google firmou um contrato com o Estadão, um dos jornais mais tradicionais de São Paulo, para aprimorar a confiabilidade das informações concedidas pelo Gemini, solução de inteligência artificial generativa da big tech.
O periódico fornecerá um feed de notícias factuais em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, cujo conteúdo é utilizado para auxiliar na geração de respostas às consultas dos usuários feitas através da plataforma, em especial aquelas relacionadas a notícias quentes e seus desdobramentos.
O veículo já trabalhava junto à gigante de tecnologia, participando do Google Destaques, programa no qual licencia painéis de notícias com curadoria editorial para produtos da Google.
"Estamos renovando parcerias de longa data e firmando novas para aprimorar nossos produtos e ajudar os editores a explorar novas oportunidades na era da IA. Como parte desse esforço, assinamos acordos comerciais estratégicos com diversos editores globalmente para explorar como a IA pode ajudar a impulsionar audiências mais engajadas para os editores, ao mesmo tempo em que melhora nossos produtos para os usuários", explica Henrique Matos, diretor de parcerias de notícias para a América Latina da Google.
A Google é uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo, fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin enquanto eram estudantes na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Inicialmente conhecida por seu motor de busca, a companhia expandiu sua atuação para uma vasta gama de produtos e serviços, incluindo o sistema operacional Android, o navegador Chrome, o serviço de e-mail Gmail e a plataforma de vídeos YouTube.
Fundado em 1875, o Estado de S. Paulo, conhecido popularmente como Estadão, possui forte atuação no jornalismo político, econômico e cultural.
Além da edição impressa, o Estadão mantém um dos portais de notícias mais acessados do país e investe em jornalismo digital, podcasts e análises especializadas. O jornal também é responsável pelo Broadcast, serviço em tempo real voltado ao mercado financeiro, e por projetos especiais de investigação e dados.
