
Banda larga de 1Gbps do Google começa pelo Kansas. Foto: flickr.com/photos/@N04
O serviço de banda larga Google Fiber, anunciado em julho, está pronto para sair do papel nos Estados Unidos. Com velocidade de até 1Gbps, a iniciativa estará disponível para os consumidores de Kansas City, com pacotes de US$ 70 a US$ 120.
Cerca de cem vezes mais rápida que a banda oferecida atualmente no território americano, o projeto levará o serviço para para até 202 áreas já qualificadas para receber a internet fixa de alta velocidade na cidade.
O Google Fiber não terá limites mensais para downloads e ainda ofertará 1TB de espaço na nuvem por meio do Google Drive.
De acordo com o gestor do projeto, Kevin Lo, a líder de serviços de buscas na internet já tem projetos de instalação de fibra ótica na Universidade de Stanford, em Connecticut.
“Isso não é um experimento, é um projeto real e nosso objetivo é entregar serviço de TV e internet de qualidade na cidade do Kansas”, ressalta Lo.
A cidade foi selecionada na lista de mais de 100 regiões em que a líder global deveria expandir os serviços e os moradores tiveram seis semanas para realizar um pré-cadastro para aderir o serviço.
CONCORRÊNCIA
Conforme a agência Bloomberg, a cobertura incluirá partes do Kansas e Missouri, regiões pouco vistas pelas operadoras, por seu aspecto rural e pouco ligado à tecnologia.
Além disso, a chegada do Google dá uma alternativa aos usuários que têm acesso apenas a banda larga da Time Warner Cable (TWC), o grande provedor da região.
Com isso, a empresa tem pressionado a TWC, que oferece serviços de internet com velocidade de 50Mbps, e para a empresa a competitividade é bem vinda.
“Nós temos uma rede adaptável e robusta e podemos competir com eles”, afirmou Justin Venech, o porta-voz da organização do escritório em Nova York.