NO MEIO DO JOGO

Google muda regras da busca por produtos


01 de junho de 2012 - 11:17
Foto: flickr.com/photos/ari

Foto: flickr.com/photos/ari

O Google está mudando a forma de exibição dos resultados das pesquisas por produtos.

A partir de setembro, os resultados para usuários nos Estados Unidos serão influenciados pelo valor pago por vendedores e anunciantes, disse um executivo da empresa à agência Reuters.

Antes, os resultados eram exibidos principalmente por relevância, e o programa era gratuito.

A companhia também irá renomear o serviço, atualmente chamado Google Product Search, para Google Shopping.

“Estamos começando a transição do Google Product Search nos EUA para um modelo puramente comercial”, disse o vice-presidente de administração de produtos do Google Shopping, Sameer Samat.

O Google está presente no setor de listagem e busca de produtos há cerca de uma década. Durante esse período, a empresa forneceu a vendedores acesso gratuito a compradores.

O Google lucrava por meio da exibição de anúncios pagos de produtos junto às listagens orgânicas, ou gratuitas, de outros produtos, de acordo com o presidente-executivo da Mercent, Eric Best. A Mercent ajuda vendedores a disponibilizar seus produtos por meio do Google e de outros sites de comércio online, como Amazon.com e eBay.

“Hoje, esse modelo desaparece”, disse Best.