
O Google adicionou pessoas ao seu processo de revisão de apps. Foto: Bloomua/Shutterstock.
O Google adicionou pessoas ao seu processo de revisão de apps antes de publicá-los na Play Store e criou um novo sistema de classificação baseado em idade. Os movimentos são projetados para mais controlar rigidamente o que está disponível na Play Store, para que os apps que não infrinjam as políticas do Google, e os usuários obtenham ferramentas apropriadas.
Segundo um post da empresa, “uma equipe de especialistas começou a revisar todos os aplicativos antes deles serem publicados para melhor proteger a comunidade e melhorar o catálogo de apps", além de detectar mais rapidamente violações de políticas para desenvolvedores.
Antes, o Google publicava aplicativos imediatamente utilizado um software para verificar problemas. A empresa, por vezes, tirou aplicativos da loja depois que eles já estavam ativos. No ano passado, por exemplo, o Google removeu um aplicativo chamado "Disconnect Mobile" porque ele interferia com outros apps.
O novo processo deixa a abordagem do Google mais próxima da utilizada pela Apple, em que uma equipe verifica cada app e suas atualizações, avaliando conteúdo e funcionalidade, antes de autorizar a ferramenta a entrar na App Store.
O sistema baseado em máquina do Google era bom para detectar coisas como imagens em aplicativos e jogos que não estivessam em conformidade com as políticas do Google, mas era menos eficaz na avaliação de situações mais complexas, como as questões de propriedade intelectual, segundo o Wall Street Journal.
Por exemplo, os aplicativos que oferecem dicas e truques para jogar outros jogos eram, às vezes, marcados por infringir a propriedade intelectual de uma desenvolvedora de jogos, mas alguns desenvolvedores querem outros aplicativos para ajudar seus consumidores de jogos. Colaboradores humanos podem ajudar a resolver tais situações.
O Google também lançou um novo sistema que classifica aplicativos e jogos com base no público-alvo. A classificação etária será como a que aparece em videogames.
As classificações são baseadas nas respostas que os desenvolvedores dão a um questionário sobre o conteúdo. Se os desenvolvedores não preenchem o questionário, as suas aplicações são marcadas como "Unrated" e podem ser bloqueadas em determinadas áreas ou para usuários específicos.
Isso acontece porque as leis de alguns países exigem que os aplicativos sejam avaliados por idade, de acordo com Eunice Kim, gerente de produto do Google Play.