TABLET

Groupon testará Gnome em SP e no Rio

Tablet fica conectado ao Groupon e se comunica via Bluetooth com os smartphones dos consumidores.

10 de outubro de 2014 - 14:17
O aluguel do Gnome custa US$ 12 por mês nos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

O aluguel do Gnome custa US$ 12 por mês nos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

O Groupon pretende trazer para o Brasil até o fim do ano o Gnome, solução de relacionamento com o cliente para estabelecimentos comerciais da empresa de descontos. Os primeiros testes serão feitos com restaurantes e bares do Rio de Janeiro e São Paulo, segundo o MobileTime.

O Gnome é um tablet com um suporte para ser instalado no balcão da loja. Ele fica conectado à plataforma do Groupon e se comunica via Bluetooth com os smartphones dos consumidores que entram no estabelecimento. 

Quando uma pessoa entra na loja, ela pode ser identificada pelo sistema e ter seus dados apresentados na tela do Gnome, como nome e histórico de compras no local, o que permite um tratamento mais personalizado. 

Se houver um cupom a ser resgatado naquela loja, isso é feito de maneira automática, sem que o cliente precise apresentar seu celular para o vendedor.

O Gnome traz ainda uma série de ferramentas para a gestão do negócio, como os menus de itens em estoque, integração com softwares de frente de caixa, controle de vendas, e outras.

Além disso, pode funcionar como uma máquina para recebimento de pagamentos com cartão de crédito e débito. 

O produto foi lançado nos EUA em maio. Segundos os testes iniciais da empresa em cinco cidades americanas, cerca de 98% das empresas abordadas adotaram o sistema. 

O aluguel do Gnome custa US$ 12 por mês nos Estados Unidos.

Em setembro, o Groupon Brasil apresentou a nova versão de seu site. O novo portal foi uma mudança na estratégia da empresa, que abandonou as compras coletivas e passou a ofertar produtos com desconto que podem ser comprados sem que exista um número mínimo de vendas para o negócio ser concretizado.

No Brasil, o Groupon tem 25,5 milhões de assinantes da newsletter que divulga as ofertas. A equipe da empresa no país tem 600 pessoas. Globalmente, o número chega a mais de 12 mil colaboradores.

O Groupon foi fundado nos Estados Unidos, em 2008 e chegou ao mercado financeiro três anos depois. Sua oferta inicial de ações foi de US$ 13 bilhões.