INVASÃO X PROCEMPA

Guerra de CPIs em Porto Alegre


15 de agosto de 2013 - 18:44
Lembra deles? Foto: flickr.com/photos/midianinja/

Lembra deles? Foto: flickr.com/photos/midianinja/

A base governista da Câmara de Vereadores entregou nesta quinta-feira, 15, um requerimento de abertura de CPI sobre a invasão da Câmara de Vereadores.

A CPI sobre a invasão, encerrada há um mês, é uma reação à outra CPI convocada pela oposição nesta quarta-feira, 15, pedindo investigação dos problemas de má gestão da Procempa.

O Bloco de Lutas pelo Transporte Público manteve a Câmara invadida por cinco dias. Alguns dos integrantes do movimento tem ligações a partidos como PT, PSOL e PCdoB, fato que deve ser explorado pela base governista.

O documento pede a investigação dos desdobramentos do fato, “especialmente quanto à deterioração do patrimônio público, prejuízo ao regular funcionamento das atividades do Poder Legislativo Municipal e outras consequências gravosas.”

A abertura da CPI da Procempa pegou o governo municipal de surpresa, um dia após uma operação policial recolher documentos na casa da ex-diretora administrativa e financeira Giórgia Pires, do ex-gerente financeiro Ayrton Fernandes, do ex-presidente André Imar Kulczynski e do ex-conselheiro Claudio Manfrói.

A Câmara de Vereadores tem ainda uma outra CPI em andamento, investigando a qualidade do serviço das operadoras de telefonia na capital. A investigação já teve audiências adiadas por falta de participantes e nesta quinta funcionou com apenas seis dos 12 participantes.