LEARNING

Hinode investe em treinamentos com Edusense

Após capacitação, empreendedores atingiram um ticket médio acima de 70% em vendas.

01 de setembro de 2025 - 08:20
Gustavo Lima - Foto site Hinode

Gustavo Lima - Foto site Hinode

O Hinode Group, empresa de cosméticos e bem-estar, contratou a Edusense, plataforma de aprendizagem digital que combina LXP e LMS, para capacitar empreendedores do Brasil e da América Latina por meio da Universidade Hinode.

Utilizando inteligência artificial, gamificação e integração, a plataforma está sendo usada com foco nos profissionais de vendas diretas e marketing de rede.

Segundo a Hinode, os primeiros impactos já foram sentidos. Empreendedores que passaram pelo plano de capacitação da UH registraram um ticket médio acima de 70% e o dobro de retenção.

"Nosso compromisso é oferecer o que há de mais moderno em educação e desenvolvimento de nossos consultores, sempre evoluindo na forma como eles possam aprender na UH e aplicar todo o conhecimento em seus negócios", reforça Ronie Piovezan, CCTO do Hinode Group.

Fundada em 1988, a Hinode começou em uma garagem e, ao longo do tempo, tornou-se uma das marcas mais conhecidas no mundo dos cosméticos, com entrada também no mercado de produtos de bem-estar.

Hoje é uma das maiores empresas de marketing de rede do Brasil, com foco em venda direta (consultores independentes), franquias e forte presença digital.

A companhia rivaliza diretamente com grandes players do setor, como Natura e Boticário, e seguiu os moldes de venda da multinacional Avon, com comercialização por consultores.

O grupo conta com mais de 600 mil consultores independentes, que realizam vendas diretas de um portfólio com cerca de 300 produtos nas áreas de perfumaria, beleza e bem-estar.

Estima-se que a Hinode fature cerca de R$ 750 milhões ao ano, com 95% dessa receita proveniente dos consultores independentes.

A Hinode possui uma fábrica em Jandira (SP), com 12 mil m², que produz cerca de 9 milhões de itens por mês, além de um centro de distribuição em Extrema (MG). Também conta com mais de 250 franquias no Brasil.

O grupo mantém escritórios corporativos em oito países da América Latina — Colômbia, Peru, México, Equador, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai — além de ter presença nos Estados Unidos e em Portugal.

Já a Edusense é uma edtech nacional fundada em 2018, especializada em soluções de educação corporativa, com uma plataforma de aprendizagem adaptativa que integra IA, gamificação, social learning, microlearning e mobile learning.

A empresa foi desenvolvida como um braço da Plusoft, uma das principais companhias de tecnologia do país, e hoje figura entre as maiores de capacitação em parcerias com a Alura, Coursera e Carnegie.