ESTUDO

Imagens holográficas 3D em cirurgias cardíacas

26 de novembro de 2013 - 11:42
Os médicos podem manipular as estruturas do coração projetadas. Foto: Divulgação.

Os médicos podem manipular as estruturas do coração projetadas. Foto: Divulgação.

A Royal Philips e a RealView Imaging anunciam a conclusão de um estudo clínico que demonstrou a viabilidade do uso de imagens holográficas em 3D e de uma tecnologia de interação que orienta os procedimentos de doenças cardíacas estruturais durante uma operação.

Realizado em colaboração com o Schneider Children’s Medical Center, em Israel, o estudo piloto foi feito com oito pacientes.

A tecnologia de visualização da RealView foi usada para exibir imagens holográficas interativas, em tempo real, adquiridas pelos sistemas de raios X e ultrassom cardíaco da Philips.

As imagens podiam ser vistas sem o uso de óculos especiais, mesmo sendo em 3D. Além disso, os médicos puderam manipular as estruturas do coração projetadas, tocando nos hologramas na frente deles. 

“Nosso objetivo final é criar o futuro dos cuidados da saúde, fornecendo soluções inovadoras que melhoram as capacidades clínicas e aperfeiçoam os resultados dos pacientes”, disse Bert van Meurs, vice-presidente da Philips Healthcare. 

Com essa pesquisa, foi percebido pelos especialistas o potencial da tecnologia para melhorar a orientação de reparos estruturais do coração.

“As projeções holográficas me possibilitaram compreender intuitivamente e examinar a anatomia espacial em 3D do coração do paciente, além de navegar e apreciar a interação dispositivo-tecido durante o procedimento”, disse o Einat Birk, cardiologista pediátrico e diretor do Institute of Pediatric Cardiology do Schneider Children’s Medical Center.

As empresas seguirão com pesquisas para explorar o uso deste tipo de tecnologia não apenas para a cardiologia, mas também para outras áreas clínicas.