Impala: R$ 2,5 mi em Mastersaf e Oracle

A Impala, marca de esmaltes e produtos de cuidado pessoal pertencente ao Grupo Mundial, está de olho vivo na TI: só este ano, a marca investirá cerca de R$ 2,5 milhões na ampliação do uso do Oracle E-Business Suite, além da adoção de novos módulos do Mastersaf.

No caso do Mastersaf, a companhia contratou a BRL Consultores Associados para implantar recursos de NF-e, já em uso, e DW, cuja implementação deve ser concluída em agosto.

09 de maio de 2011 - 16:55
Impala, uma das marcas do Grupo Mundial, investe forte em TI

Impala, uma das marcas do Grupo Mundial, investe forte em TI

A Impala, marca de esmaltes e produtos de cuidado pessoal pertencente ao Grupo Mundial, está de olho vivo na TI: só este ano, a marca investirá cerca de R$ 2,5 milhões na ampliação do uso do Oracle E-Business Suite, além da adoção de novos módulos do Mastersaf.

No caso do Mastersaf, a companhia contratou a BRL Consultores Associados para implantar recursos de NF-e, já em uso, e DW, cuja implementação deve ser concluída em agosto.

“A marca Impala foi comprada pela Mundial há dois anos. O grupo já usava o Mastersaf, que, depois, foi implantado na Impala em Caxias do Sul, Gravataí, Porto Alegre e São Paulo e, agora, está em expansão para a unidade de Guarulhos”, explica o gerente de TI da Mundial, Luciano Nunes.

Segundo ele, apesar de a Impala possuir uma operação diferente das demais empresas do grupo Mundial, o projeto irá centralizar a base fiscal da empresa numa mesma solução. Objetivo: reduzir o TCO.

Mais DW, mais Oracle
A expansão do Oracle, aliás, se dá em função do ingresso da Impala Guarulhos no DW.

Histórico de força na TI
A Mundial já usa o EBS desde janeiro de 2010, quando virou a chave após migrar do ERP Bann em um projeto de 28 meses realizado em parceria com a Aporte.

O novo ERP, que roda em plataforma Risc, com sistema operacional AIX e banco de dados Oracle que a companhia já usava há 12 anos, também exigiu investimentos da companhia em TI no ano passado.

Um deles, a migração do servidor IBM, que já era utilizado e passou para a versão Power 7.

Além disso, recentemente a Mundial também focou a TIC em outras áreas, como, por exemplo, a troca de fornecedor de rede de dados, que passou a ser a GVT, e a adoção de uma nova solução de backup remoto.

O grupo, cuja área de atuação, somando tudo, vai de produtos de beleza e acessórios para a indústria de moda a utensílios domésticos e equipamentos de hidroterapia, também comemora resultados de seu investimento em tecnologia para gestão de fretes.

A corporação apstou no GKO Frete, da carioca GKO Informática, para três empresas do grupo, que usam a solução para gerir contratos de transportadoras que somam uma expedição diária de 19 veículos.

São elas: Mundial Caxias do Sul e Gravataí, Syllent (Caxias do Sul), Mundial Distribuidora de Produtos de Consumo (Rio de Janeiro e São Paulo).

Futuramente, a meta é adotar o software também na Impala.

Com a solução, a Mundial tem visibilidade de todas as etapas do processo - da contratação do frete ao monitoramento de entregas, explica Nunes.

“Economizamos na contratação dos fretes, que não eram agrupados, pois as transportadoras não realizavam este procedimento corretamente. Poupamos uma base de R$ 15 mil no primeiro ano de operação, contando apenas cobranças indevidas”, afirma o executivo.

Hoje, já são dois anos de uso da solução, que é integrada ao Oracle EBS e atende às unidades da Mundial que abrigam operações de saída de material para venda, transferência ou remessa.

Empresão
Nascida da unificação da caxiense Eberle com a porto-alegrense Zivi-Hercules, a Mundial expandiu os negócios com o passar dos anos, e hoje congrega, além das divisões já referidas, também as operações Personal Care, Hércules Gourmet, Mundial Gourmet e Mundial Craft.

Somando todo o conglomerado, as unidades espalham-se por Porto Alegre, Gravataí, Caxias do Sul, São Paulo, Guarulhos, EUA, Argentina e China.

Além disso, a holding exporta seus produtos também para a Europa, África e Oceania.