INDÚSTRIA

Ingredion otimiza processos de fabricação com Tractian

Projeto baseado em soluções de IA e IoT teve como foco plantas na América do Sul.

13 de agosto de 2024 - 09:54
Lucas Fernandes, gerente de TI para fabricação global na Ingredion (Foto: LinkedIn)

Lucas Fernandes, gerente de TI para fabricação global na Ingredion (Foto: LinkedIn)

A Ingredion, multinacional do ramo de processamento e refino de alimentos, aditivos e açúcares à base de milho, contratou a Tractian, paulistana especializada na fabricação de sensores e sistemas de manutenção industrial, para otimizar seus processos de fabricação na América do Sul.

O projeto baseia-se em soluções de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) por meio de modelos de machine learning que antecipam falhas por sensores em equipamentos ou nas linhas de produção das quatro fábricas no Brasil e nas plantas do México e Estados Unidos. 

"Com esta solução, podemos prever a emergência antes que ela aconteça, o que nos garante excelente desempenho e segurança na hora de entregar os produtos nas especificações que nossos clientes precisam", explica Lucas Fernandes, gerente de TI para fabricação global na Ingredion.

Como consequência, a companhia reduziu significativamente o tempo de inatividade não planejado de máquinas, assim como os custos decorrentes dessas pausas. 

Para avaliar as melhorias a empresa ainda criou uma calculadora que dá visibilidade sobre os custos evitados e sobre o valor gerado para o negócio.

Criada em 1906, a Ingredion fica baseada em Westchester, Illinois, na região de Chicago, e se posiciona como líder global em soluções de ingredientes, com clientes em quase 120 países.

Com vendas líquidas anuais de aproximadamente US$ 8 bilhões em 2023, a Ingredion transforma grãos, frutas, vegetais e outras matérias-primas em amidos modificados, adoçantes, xaropes de glicose, dextrose, e outros derivados do milho. 

Esses produtos por sua vez são amplamente utilizados como ingredientes em alimentos processados, bebidas, e produtos farmacêuticos.

No Brasil há 95 anos, a empresa possui fábricas em Mogi Guaçu (SP), São Gonçalo (RJ), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Balsa Nova (PR). 

A Ingredion tem mais de 1,6 mil funcionários no país e registrou mais de US$ 669 milhões em vendas líquidas em 2023 no mercado. 

A Tractian foi fundada em 2019 pelos sócios Igor Marinelli e Gabriel Lameirinhas, que têm pais coordenadores de manutenção e sempre acompanharam a quantidade de problemas nas fábricas.

Originalmente, a companhia surgiu com o propósito de reduzir os custos de manutenção para indústria com sensores que prevêem problemas em máquinas. Hoje, a startup também conta com um sistema operacional de manutenção com certificação de integração com o sistema de gestão da SAP.

Presente em mais de 500 indústrias de diferentes segmentos, a empresa atua em negócios como hospitais, shopping centers, indústrias do agronegócio, de maquinário e do ramo alimentício. Entre elas, estão Ambev, Arcelor Mittal, Suzano, Yara, Electrolux e Marilan.