Interact, passo a passo para o mundo

Um passo de cada vez, a lajeadense Interact prepara a expansão internacional das vendas do seu software de gestão estratégica SA-Strategic Adviser.

O minucioso programa de expansão da companhia já compreendeu até a vinda de estagiários alemães e portugueses para trabalhar em Lajeado, por meio de uma parceria com a Univates.
04 de março de 2009 - 06:59
Interact, passo a passo para o mundo
Um passo de cada vez, a lajeadense Interact prepara a expansão internacional das vendas do seu software de gestão estratégica SA-Strategic Adviser.

O minucioso programa de expansão da companhia já compreendeu até a vinda de estagiários alemães e portugueses para trabalhar em Lajeado, por meio de uma parceria com a Univates.

Foram 10 estudantes estrangeiros nos últimos quatro anos. A empresa oferece, ainda, capacitação em inglês para os colaboradores, língua na qual também envia sua newsletter mensal.

Mais importante ainda é o fato de dois dos três sócios serem alemães residentes no Brasil: os diretores de Tecnologia, Thomas Spriesterbach, e de Negócios, Matthias Scheneider.

Agora, a estratégia deu um salto de qualidade com a participação no programa Internacionaliza-RS, do ESICenter Brasil, pelo qual a empresa fez sua primeira participação na CeBIT e deve obter o selo CMMI nível 02 em um ano.

“A internacionalização é um caminho natural, visto que já temos clientes de porte multinacional, como Sthil e Eaton”, comenta o gaúcho Fábio Frey, diretor Administrativo da companhia.

Frey destaca que o SA já é adaptado a metodologias internacionais como BSC, ISO, ITIL e principalmente a americana Sarbanes Oxley. “Nossa expectativa é que ele possa ser vendido no exterior com apenas 5% de adaptações”, prevê o executivo.

A expansão das operações no exterior seguirá o modelo de franquias adotado no Brasil, onde a empresa já tem três parceiros no Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, número que deve chegar a 12 em 2010.

O primeiro passo fora do país foi em Portugal, onde a companhia mantém um executivo de vendas desde janeiro. Português, o profissional está sediado, em modelo de incubação, em uma universidade na cidade de Leiria, a 140 km de Lisboa.

“A expectativa é que os primeiros resultados venham em dois anos”, comenta Frey, minutos antes de dirigir-se para reuniões com empresas portuguesas participantes da CeBIT.  Para 2009, a Interact deve manter a média de crescimento de 80%, atingindo R$ 9 milhões.

*Maurício Renner cobre a CeBIT 2009 a convite da  Unisinos, onde está localizado o ESICenter Brasil. As matérias são escritas em um minilaptop HP 2133 cedido pela HervalTech.