GESTÃO

JR Diesel adota ERP da Totvs

O sistema foi reconfigurado para atender ao processo de desmonte de veículos.

27 de julho de 2015 - 16:10
O sistema da Totvs foi reconfigurado para atender à JR Diesel. Foto: BENSZA/Shutterstock.

O sistema da Totvs foi reconfigurado para atender à JR Diesel. Foto: BENSZA/Shutterstock.

A JR Diesel adotou o software de gestão da Totvs. O software foi costumizado para atender às necessidades específicas empresa, a maior do país em reciclagem de caminhões. 

O sistema, programado operacionalmente para a montagem de peças, foi reconfigurado para suportar o processo inverso, de desmonte de veículos. As configurações estão de acordo com a Lei do Desmanche, que regulamenta a atividade de desmonte e reciclagem de veículos em no país. 

Como atua com a compra de caminhões e venda de peças usadas, a JR Diesel conta com uma série de documentos para garantir a origem legal de seus veículos, bem como uma venda segura aos seus consumidores. 

Com a ferramenta da Totvs, a empresa consegue integrar e repassar as informações fiscais e tributárias necessárias aos órgãos reguladores do governo e garantir a rastreabilidade das peças comercializadas.

“Este modelo do software garante a legalidade de toda a operação da JR e permite termos um controle total de todas as etapas do processo – da aquisição do veículo, passando pelo estoque e chegando até a destinação da peça”, explica Arthur Rufino, diretor de marketing e desenvolvimento da JR Diesel. 

Segundo André Veiga, diretor do segmento de Varejo da Totvs, o principal desafio na adaptação do software para esse modelo característico de negócio foi fazer o processo contrário ao de costume em empresas de montagens. 

“Criamos ferramentas dentro do sistema para que cada peça retirada do veículo possa ser registrada e rastreada. Isso é fundamental para a empresa, que pode vender, tanto para outras companhias, quanto para o consumidor final e, ainda assim, ter controle sobre o destino de seus produtos“, explica o executivo. 

Além da rastreabilidade, o software também identifica e organiza o sistema de reaproveitamento de peças. Todas passam por uma triagem de qualificação, em que recebem nomenclaturas especificando a sua correta destinação, de acordo com o modelo de comercialização, ou mesmo, se o produto deve ser reencaminhado aos fabricantes originais para que seja feito o processo de remanufatura.

“Antes, chegávamos a demorar três dias para lançar uma nota fiscal no sistema e preencher todas as informações necessárias. Hoje fazemos isso em poucos minutos, em uma única etapa”, complementa Rufino.

Pioneira em reciclagem de caminhões, a JR Diesel afirma ser a primeira no Brasil a implantar um modelo de reciclagem de caminhões. Em 2014 a empresa passou a atuar também com a desmontagem de ônibus. A meta é que a nova área alcance o mesmo número de caminhões desmontados por ano - 1 mil veículos - até 2016.