GEN AI

Localiza atende clientes com GPT

Assistente se baseia nos modelos mais recentes da OpenAI em conjunto com a Microsoft.

01 de setembro de 2025 - 11:27
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Localiza&Co, considerada a maior empresa de aluguel de veículos da América Latina, ganhou uma assistente de inteligência artificial baseada nos modelos mais recentes do GPT, desenvolvidos em conjunto com a Microsoft e a OpenAI, para melhorar o atendimento ao cliente.

Segundo a companhia, cada agente tem sua tecnologia ajustada de acordo com a sua complexidade. Aqueles com funções mais simples rodam em versões mini para otimizar custos, enquanto os mais complexos utilizam modelos maiores. 

Batizada de Liza, a assistente está disponível em diferentes canais, como site, WhatsApp, portal de voz e portal do cliente, sendo possível acessá-la 24 horas por dia, sete dias por semana.

O objetivo é que a Liza compreenda as demandas de forma contextual e personalizada, simulando um diálogo natural, alinhado à identidade e ao padrão da Localiza, atendendo milhares de clientes simultaneamente. 

Para garantir uma experiência de atendimento unificada em qualquer ponto da rede, a solução possui conhecimento aplicado tanto em agências próprias quanto franqueadas. Além disso, está preparada para realizar reservas em agências em toda a América do Sul.

Hoje, a IA já realiza, em média, mais de 4 mil atendimentos diários, distribuídos entre interações no WhatsApp e na plataforma digital da companhia.

Desde sua implementação, a ferramenta já registrou um Net Promoter Score (NPS) superior a 85 e taxas de conversão duas vezes maiores do que os chatbots anteriores. 

Enquanto apenas 8% dos contatos precisam ser redirecionados a atendentes humanos, 92% são resolvidos de forma totalmente digital, com tempo médio de 3 a 10 minutos dependendo da complexidade da demanda.

Segundo André Petenussi, CTO da Localiza&Co, o grande diferencial da Liza é que ela foi treinada dentro da cultura e da linguagem da Localiza e isso torna a experiência digital única no setor. 

“A IA não apenas resolve problemas, mas faz isso com empatia e fluidez, liberando o time humano para momentos realmente estratégicos. Isso nos permite oferecer um atendimento escalável sem abrir mão do encantamento que sempre foi nossa marca registrada”, destaca Petenussi.

Fundada em 1973 em Belo Horizonte, a Localiza é atualmente a maior locadora de veículos do Brasil. Em julho de 2022, a companhia realizou uma fusão com a Unidas e, hoje, tem valor de mercado de R$ 44,6 bilhões.

Com mais de 20 mil colaboradores, a empresa conta com mais de 600 mil carros em mais de mil pontos físicos em sete países na América do Sul.