
Uma imagem para resumir o Windows XP. Foto: reprodução.
O Windows XP, sistema operacional da Microsoft lançado em 2001, prepara sua última caminhada, já que a fabricante anunciou para abril de 2014 o fim do suporte para o sistema operacional.
A partir de 8 de abril de 2014, a Microsoft não oferecerá mais suporte aos usuários do Windows XP. Isso significa que clientes e parceiros não receberão mais atualizações de segurança para o sistema operacional ou serão capazes de utilizar o suporte técnico da Microsoft depois dessa data.
O anúncio foi feito pela empresa em seu blog oficial. Para explicar o fim do popular sistema, a fabricante destacou que a tecnologia evoluiu rapidamente, junto das necessidades e expectativas dos usuários.
"Empresas modernas agora têm uma necessidade cada vez maior de proteger seus dados e garantir a segurança, a observância de regras e o gerenciamento de seus computadores. E essa evolução natural da tecnologia é o que está no coração da nossa política de ciclo de vida de produto", destacou.
Iniciada a contagem regressiva, a Microsoft agora trabalha para convencer os usuários que permaneceram no XP por todo esse tempo a migrarem para sistemas como Windows 7 ou 8.
Atualmente, no mercado de desktops, o Windows XP ocupa a segunda posição com uma participação de 38,73%, atrás do Windows 7, que tem 44,73%. As informações são do NetMarketShare.