DESENVOLVIMENTO

Natura&Co migra para GitHub

Projeto conduzido pela ilegra reduziu em 60% o tempo médio de entrega de softwares.

29 de janeiro de 2026 - 11:46
Vinicius Cavalcanti, gerente de cloud e plataforma da Natura&Co. Foto: LinkedIn.

Vinicius Cavalcanti, gerente de cloud e plataforma da Natura&Co. Foto: LinkedIn.

O grupo Natura&Co, composto pelas marcas Natura e Avon, migrou para o GitHub, plataforma para desenvolvedores de software que faz parte da Microsoft, em um projeto conduzido pela ilegra, empresa de tecnologia e design sediada em Porto Alegre.

Tendo a Developer Experience (DevEx) como pilar central da transformação, a ilegra orquestrou a migração de sistemas antigos para uma plataforma unificada no GitHub, impactando diretamente a rotina de 800 desenvolvedores. 

Esses profissionais receberam treinamentos especializados e 60 certificações oficiais. 

Segundo a empresa, o resultado foi a erradicação de gargalos operacionais e uma melhora direta nos indicadores de produtividade que sustentam o core business da Natura&Co.

O projeto reduziu em 60% o tempo médio de entrega (deploy) de seus softwares e elevou em 38% a taxa de sucesso das operações.

“A migração para o GitHub Enterprise marcou um passo importante na modernização do nosso ciclo de desenvolvimento, elevando o nível de excelência da Natura. Com essa transformação, estamos preparados para acelerar e sustentar os novos produtos digitais da companhia nos próximos anos”, avalia Vinicius dos Santos Cavalcanti, gerente de cloud e plataforma da Natura&Co.

Com o GitHub Copilot Agent, assistente de inteligência artificial generativa acoplado na plataforma, a empresa resolveu um dos seus maiores gargalos: a defasagem de documentação técnica. 

Agora, a documentação evolui em tempo real, sincronizada ao código. A IA gera fluxos técnicos profundos para os Engenheiros de Plataforma, enquanto entrega visões focadas em regras de negócio para os Times Consumidores. 

Segundo a ilegra, essa segmentação inteligente garante que o conhecimento técnico da companhia seja, pela primeira vez, dinâmico, preciso e acessível a diferentes níveis de especialidade.

“A parceria com a ilegra foi essencial para o sucesso do projeto, sua expertise e apoio na execução e capacitação do nosso time fizeram toda a diferença. Estamos muito satisfeitos com os resultados dessa evolução tecnológica e cultural”, afirma Cavalcanti.

Para o futuro, a Natura&Co já planeja estender o uso da IA generativa para a correção automatizada de bugs, desenvolvimento de novas funcionalidades e testes de infraestrutura.

Com receita líquida anual de R$ 24,1 bilhões, a Natura&Co reúne hoje as marcas Natura, brasileira fundada em 1969, e Avon, adquirida em 2020. Para focar em rentabilidade, o grupo vendeu recentemente a Aesop para a L'Oréal e a The Body Shop para o grupo Aurelius.

Hoje, o foco total da companhia é a integração Natura e Avon na América Latina, otimizando a logística e a força de vendas para dominar o mercado regional. 

Presente em 14 países, com cinco fábricas e 18 centros de distribuição, as duas marcas somam mais de 4,1 milhões de consultoras e cerca de 14,8 mil colaboradores diretos, além da presença física com mais de mil lojas próprias e franquias.

Com 23 anos de existência, a ilegra é parceira de marcas como Azure, GitHub, Databricks, Monday, AWS e Oracle.

Entre seus clientes, estão nomes como Agibank, Anbima, Gerdau, GOL, John Deere, Thomson Reuters, Bradesco, Orizon, Sompo Seguros, SBT e Cresol.

A Microsoft comprou o GitHub por US$ 7,5 bilhões em 2018. Em outubro de 2025, a companhia anunciou que a plataforma vai migrar toda sua infraestrutura para a nuvem Azure em um projeto de dois anos que promete ser especialmente desafiador.