JAVA

Oracle vence Google na justiça

Oracle pode aplicar direitos autorais na linguagem de programação Java.

12 de maio de 2014 - 11:33
Oracle argumentou que Google usou Java indevidamente. Foto: Divulgação.

Oracle argumentou que Google usou Java indevidamente. Foto: Divulgação.

A Oracle obteve uma vitória judicial contra o Google na sexta-feira, 09. O tribunal de apelações dos Estados Unidos decidiu que a Oracle pode aplicar direitos autorais na linguagem de programação Java, que o Google usou para projetar o sistema operacional para smartphones Android, segundo a Reuters.

A decisão reverte a vitória que o Google havia obtido em 2012, no processo no qual a fabricante de software alegava que o gigante das buscas havia incorporado impropriamente partes da linguagem de programação Java.

A Oracle alegou que quando o Google estava criando Android, ele copiou mais de 37 interfaces de programação e 11 linhas de código-fonte Java - e que estes estão sujeitos a proteção de direitos autorais, como qualquer outra propriedade intelectual. 

A empresa também argumentou que o Google havia infringido patentes que detém sobre a tecnologia Java, mas perdeu essa decisão.

Em nota, o Google apenas emitiu a seguinte declaração: 

"Estamos desapontados com esta decisão, que estabelece um precedente prejudicial para ciência da computação e desenvolvimento de software, e estamos considerando nossas opções."

Arik Hesseldahl, do site Re/Code, conversou com um dos advogados da Oracle, E. Joshua Rosenkranz, que afirmou que o código do Java levou anos e muitos milhões de dólares para ser desenvolvido. 

"O tribunal entendeu que ninguém no seu perfeito juízo iria fazer um investimento como esse se alguém pudesse roubar o trabalho e usá-lo para competir contra o desenvolvedor original", completou.