PARQUE TECNOLÓGICO

TecnoUnisc: seleção para empresas

Preferência é por TICs e empresas de Tecnologia Ambiental, Biotecnologia, Oleoquímica e Processos Industriais.

24 de outubro de 2014 - 16:00
Tecnounisc com edital aberto. Foto: divulgação.

Tecnounisc com edital aberto. Foto: divulgação.

O Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) lançou na quinta-feira, 23, seu edital de seleção para empresas de TI interessadas em se associar ao parque, ligado à Universidade de Santa Cruz do Sul.

O edital contempla as inscrições para conveniadas nas categorias empresas associadas hospedadas e empresas associadas externas. O interesse também é por empresas empreendedoras e ambientalmente sustentáveis, que já investem ou que desejam investir em pesquisa, tendo por objetivo o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador sob o ponto de vista tecnológico.

O prazo de permanência da empresa nas dependências do TecnoUnisc é de cinco anos, podendo ser prorrogado segunda avaliação de viabilidade realizada pela coordenação do parque. A quantidade de vagas é limitada ao espaço físico disponível na apresentação da proposta.

Segundo o coordenador do TecnoUnisc, Fernando José Stanck, são apoiadas, preferencialmente, propostas nas áreas de Tecnologia da Informação e da Comunicação; Tecnologia Ambiental; Biotecnologia; Oleoquímica; e Tecnologia em Sistemas e Processos Industriais.

“Queremos trazer para o empresariado o que fazemos de bom na academia e aproximar a comunidade acadêmica das empresas de base tecnológica”, salientou o coordenador.

A meta da universidade é que, até 2022, o TecnoUnisc esteja entre os três parques científicos e tecnológicos de maior destaque do interior do Rio Grande do Sul.

"A Unisc busca criar alternativas de desenvolvimento econômico. Nosso objetivo é diminuir a dependência do Brasil em relação às tecnologias e contribuir ainda mais com o crescimento da sociedade", apontou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Andréia Rosane de Moura Valim.

Inaugurado em maio deste ano com investimento total de R$ 5 milhões, somando recursos do governo federal, estadual e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o TecnoUnisc contará com dois espaços: um Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos e um Centro de P&D para Empresas Inovadoras, que inclui a área de TI.

Conforme Stanck, mais de 17 empresas já mostraram interesse em participar deste centro, incluindo nomes como Interact, Imply e Valoriza Web.