Foto: Divulgação
A Tecto, braço da V.tal focado em soluções edge e hyperscale, vai investir cerca de R$ 200 milhões direcionado na criação de um centro de dados de alta performance em Porto Alegre, capital reconhecida como um dos grandes polos tecnológicos do país.
Denominada TPOA1, a estrutura deverá atender big techs, empresas de conteúdo digital, provedores de nuvem e clientes do mercado enterprise a partir de 2027.
A potência total do empreendimento será de 20 MegaWatts, com conexão ao cabo submarino Malbec, que liga o Brasil à Argentina a partir de São Paulo e do Rio de Janeiro, ao longo de uma extensão de 280 km.
Além disso, a estratégia oferecerá uma alternativa de redundância em casos de desastres naturais.
A primeira fase do projeto, agendada para o quarto trimestre de 2026, prevê a entrega de 3 MegaWatts, seguida de expansões progressivas rumo à capacidade projetada.
A instalação será realizada em um galpão revitalizado e modernizado em um terreno de 33 mil m², no bairro Sarandi, Zona Norte da cidade.
Originalmente, o projeto estava previsto para 2024, quando o local escolhido anteriormente no Quarto Distrito, próximo ao aeroporto da capital, foi atingido pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.
A previsão é de que a estrutura transforme o Rio Grande do Sul em um grande hub nacional de processamento computacional com foco em computação em nuvem e inteligência artificial.
“Este projeto reforça a estratégia da Tecto de expandir sua atuação e infraestrutura em regiões-chave do país, combinando conectividade resiliente, eficiência energética e proximidade com grandes polos de consumo de dados. A conexão direta com o cabo Malbec da V.tal posiciona Porto Alegre como um ponto estratégico para aplicações críticas, cloud e distribuição de conteúdo”, reforça Tito Costa, CRO da Tecto.
Criada em 2024, a Tecto possui seis data centers em operação no Brasil e na Colômbia. A empresa possui um plano inicial de US$ 1 bilhão de investimentos em novos empreendimentos por diversas regiões do Brasil.
